Estrela Grande Trail regressa com novidades

Autor: Redação    Data: 4-03-2024
Publicado na categoria: Eventos

Com a contagem decrescente para o Estrela Grande Trail (EGT), marcado para os dias 10 a 12 de maio em Manteigas, os entusiastas do trail running e do turismo de natureza aguardam ansiosamente por um fim-de-semana repleto de aventura e emoção. Este evento, que faz parte dos circuitos nacionais da modalidade, promete combinar competição com a descoberta das paisagens deslumbrantes da Serra da Estrela.

Seja para correr, caminhar, apoiar os atletas ou simplesmente desfrutar de um programa diferente na Serra da Estrela, a organização do EGT apresenta motivos convincentes para que todos se juntem nos dias 10, 11 e 12 de maio, com partida marcada em Manteigas. “Este é um fim-de-semana que queremos que seja de desporto em família, aliando o desafio de competir no Parque Natural da Serra da Estrela e de se superar numa das distâncias disponíveis (100, 49, 26, 15 km) ao lazer em família, numa das regiões que mais tem para oferecer em termos de turismo ativo e desportivo”, explica Armando Teixeira, em nome da organização do EGT.

Este ano, o programa desportivo do evento apresenta algumas novidades emocionantes. Além do regresso dos 100 km ao percurso, há um reforço na programação com o Uphill Fragão do Corvo, uma prova de corrida em montanha de 6 km com 700 metros de desnível positivo, e o Estrela Grande Trail Experience [Etapas], uma prova de corrida em 3 etapas com um total de 70 km (6 km, 49 km e 15 km) e 4000 metros de desnível positivo.

“Para nós faz todo o sentido aliarmo-nos a um projeto desta natureza, que, tal como EGT, cumpre o propósito da valorização da Serra da Estrela, dos seus recursos, promovendo a região e promovendo a sua sustentabilidade”, justifica Armando Teixeira. “Num ano economicamente adverso e a cerca de 200 km dos grandes centros urbanos, é notável o crescimento do Estrela Grande Trail”, conclui Armando Teixeira.

Para os participantes do EGT e para aqueles que não querem perder esta celebração, a organização disponibiliza um roteiro com atividades e locais a visitar, tornando a experiência ainda mais enriquecedora e inesquecível.

COMER

Da degustação de enchidos – chouriça, farinheiro e morcela –, sem esquecer os queijos de ovelha e de cabra; ao tradicional caldudo, um caldo de castanhas secas (piladas) ou a sopa de abóbora; e sem esquecer as trutas, fário ou arco-íris de produção local; terminando com uma feijoca guisada com carnes de porco, esta é a melhor forma de sentir o sabor à Serra da Estrela.

Pode fazê-lo nos restaurantes Serradalto (R. 1º de Maio, 6260-101 Manteigas), O Olival (N232, Manteigas), A Cascata (R. 1º de Maio n.º 1, 6260-101 Manteigas) e no Café Central (R. Bernardo Marcos Leitão 2, 6260-188 Manteigas).

DORMIR

Hotel da Fábrica – Com vista para o Vale Glaciar, este hotel foi implementado numa ancestral fábrica de Ecolã. EN 232, 6260-162 Manteigas.

Burel Mountain Hotel
– Foi uma das primeira Pousadas de Portugal, que hoje promete história, tradição e conforto rústico, no coração da montanha. EN 232, KM 49,3, Campo Romão 6260-200 Manteigas

Vila Galé Serra da Estrela
– Em pleno vale glaciar do Zêzere, em Manteigas, o Vila Galé Serra da Estrela é um hotel de montanha com atividades para toda a família. Caldas de Manteigas – Fonte Santa 6260-013 Manteigas.

CONHECER

Fábrica do Burel – Burel Factory é a fábrica da Burel Mountain Originals e um registo na história da vila de Manteigas e dos lanifícios portugueses. Amieiros Verdes 6260-028 Manteigas.

Miradouro Fragão do Corvo – Situado na zona das Penhas Douradas, consegue-se belíssimas e raras vistas. Dado localizar-se no alto da montanha, consegue-se avistar o casario da Vila de Manteigas, a magnitude do Vale Glaciar do Zêzere e a imponência da Fraga da Cruz. Mais informações – www.cm-manteigas.pt 

Covão D`Ametade – Antiga lagoa de origem glaciar, o Covão d’Ametade a 1420 metros de altitude, situa-se no sopé do maciço do Cântaro Magro, revestido por relvados naturais (cervunais), onde o Rio Zêzere ganha forma. Daqui se pode contemplar toda a imponência e
grandiosidade do afloramento granito, conhecido pelo Cântaro Magro. Mais informações – www.cm-manteigas.pt 

EM FAMÍLIA

Parque da Várzea – Situado na margem esquerda do Rio Zêzere, às portas da Vila de Manteigas, o Parque da Várzea dispõe de zonas de sombra, bar de apoio e um lago artificial. Daqui partem cinco percursos de BTT, com extensões compreendidas entre os 7 e os 65 km, com quatro níveis de dificuldade diferentes, devidamente assinalados no terreno.

Estrela Ebikes – Desfrutar da Serra da Estrela com zero emissões de CO2 é a proposta desta empresa fundada por um casal de alentejanos que se apaixonou pela região.

PR 3 MTG – Rota da Vila – Percurso circular, de 2,3 km, com início junto à igreja de Santa Maria, na Vila de Manteigas. Ao contemplar a sua paisagem, o visitante depara-se com arruamentos típicos, casas tradicionais e monumentos de fé e religião, património urbano e natural de beleza ímpar. Este e outros percursos em www.manteigastrilhosverdes.com

A Lãnd – Wool Innovation Week – De 11 a 19 de maio, numa iniciativa do Município de Manteigas e da ADIRAM – Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede de Aldeias de Montanha é um evento anual, com programação distribuída ao longo de vários meses, que vai portar valor ao território e às comunidades locais, através da inovação, do design e da investigação científica. O projeto afirma Manteigas como um hub criativo para a inovação e valorização da lã da Serra da Estrela.

Fotos: Paulo Nunes

X