No passado fim de semana, a Carlos Sá Nature Events com o apoio do Município de Terras do Bouro, do Município de Arcos de Valdevez e de vários patrocinadores, organizou a 7.ª edição da Gerês Extreme Marathon – a maratona mais bela e mais dura do mundo! , este ano com uma novidade a Extreme 90km com partida na aldeia da Peneda em Arcos de Valdevez.
Percorrendo as estradas de montanha do único Parque Nacional de Portugal – o Parque Nacional Peneda-Gerês, os mais de 1400 atletas de 19 nacionalidades que se aventuraram na Gerês Extreme Marathon usufruíram de paisagens e cenários de montanha incríveis, rodeados de vegetação luxuriante e verdejante. A harmonia com as florestas nativas portuguesas e com o silêncio tão característico da montanha do Parque Nacional Peneda-Gerês foram apenas quebrados pela dureza e desnível positivo da prova.
A edição deste ano arrancou no Sábado dia 4 às 6h, com os atletas da Extreme 90km a iniciar o seu desafio no Santuário de Nossa Senhora da Peneda, o primeiro atleta a cortar a meta na Vila do Gerês foi o húngaro András Herczog, da Desnivel Positivo, com o tempo de 8:01:05. Em segundo ficou o seu colega de equipa Artur Costa, da Desnivel Positivo, com 08:04:03 e, no terceiro lugar Celso Oliveira, GD Leões da Guarda – Lion Runners, com 08:24:38.
Já no sector feminino, Ana Sobrado, do Talentos Objetivos, foi a mais rápida a completar estes incríveis 90k com o tempo de 09:36:25. Em segundo ficou Paula Santos, All About, com 10:17:03, e a fechar o pódio Cheila Dias com 13:00:06.
Pelas 11h30 da manhã arrancava a 4ª edição da Extreme Mile, num desafio curto mas bastante exigente e audaz, os intrépidos participantes tiveram de correr uma milha com uma inclinação média de 35% e 525 metros de desnível positivo. Com partida na Albufeira da Caniçada e com chegada no miradouro das Voltas de São Bento, os atletas percorreram a árdua distância tendo como pano de fundo a bela paisagem da Albufeira da Caniçada ladeada pelas suas belas montanhas. O grande vencedor da Extreme Mile foi Nelson Feiteira do Grupo Corrida de Argoncilhe que só precisou de 00:20:11 para bater o anterior Recorde e percorrer a totalidade do percurso e colocar-se no primeiro
lugar do pódio. Já no lado feminino foi Alexandra Fernandes do ATAD Oralklass, com o tempo de 00:26:39, quem se sagrou vencedora.
Ainda no sábado decorreu também pela primeira vez o Prólogo, prova de 2kms em contrarrelógio, que tem como objetivo dar pontos extra, para quem está a competir para o Circuito Best Trails Series à geral e por escalões. O vencedor foi Paulo Mendes do Centro de Atletismo de Ceia, com o tempo de 6min 57seg, seguido por Miguel Arsénio do EDV Viana Trail, com 7min 03seg e para fechar o pódio Masculino, Nuno Fernandes do Clube Atletismo Fafe concluiu os 2km em 7min e 33seg. O pódio Feminino é composto pela Sara Brito do CA Barreira com 9min 33seg, seguida pela Alexandra Fernandes do ATAD Oralklass com 9min 39seg e a Catarina Fernandes com 9min 43seg.
No Domingo dia 5, o primeiro atleta a cortar a meta na distância de 42 Km e a bater em 7 minutos o recorde anteriormente estabelecido, foi o português Miguel Arsenio, do EDV Viana Trail que, pela primeira vez e com o tempo de 2:35:53, vence a prova rainha do evento, não dando hipótese aos seus mais diretos concorrentes. Partilharam o pódio os atletas André Costa, do Clube de Praças da Armada com 02:37:27 em 2º lugar e, no 3º lugar, Luis Gil, do Grupo Desportivo do Estreito com o tempo de 03:00:46.
Nas concorrentes femininas, foi Fátima Melo (Love Tiles) quem conquistou o lugar mais alto no pódio com 03:22:23. Seguiram-se Sandra Ferreira (Feirense Trail) com 03:28:26 e Alexandra Fernandes (ATAD Oralklass) com 03:48:03.
A Gerês Extreme Marathon contou também com mais três provas em diferentes distâncias: 32 Km, 21 Km e 14 Km. Todas as provas tiveram partida e chegada no centro da Vila do Gerês.
Fotos: Thiago Lemos; DR