Golden Trail Championship encanta em tempos de pandemia

Autor: Redação    Data: 9-11-2020
Publicado em: Eventos

Golden Trail Championship by Salomon, decorreu de 29 de Outubro a 1 de Novembro, no Faial, e contou com a presença de muitos dos melhores trail runners do mundo.

O evento, que foi organizado pelo Azores Trail Run, contou com um elevado nível de competitividade, com os melhores atletas do mundo a discutir não apenas o título de campeão, mas também prémios em diferentes segmentos (uphill, downhill e sprint). Neste âmbito, importa ainda destacar a presença dos atletas vencedores do sorteio, que puderam superar-se num evento com alto nível de dificuldade.

As condições meteorológicas obrigaram a organização a fazer alterações drásticas em duas das quatro etapas programadas: a ida ao Pico, prevista para a terceira etapa, foi substituída por um circuito alternativo no Faial, e a etapa final, que obrigou a uma alteração do percurso, para desviar os atletas da intempérie que se fazia sentir na Caldeira. Todavia, a chuva, o vento e a lama foram só mais um factor de diversão para os atletas, que foram partilhando nas redes sociais as suas conquistas a cada etapa.

“Correr com a pandemia”

A SIC marcou presença no evento e produziu uma “Reportagem Especial” intitulada “Correr com a pandemia”, onde retrata o evento realizado em plena pandemia Covid-19.  “Quando o país se fechou por concelhos, os Açores abriram as portas a atletas de todo o Mundo”, realça a reportagem do jornalista Miguel Guerreiro e do repórter de imagem João Macedo.

No final, tanto a organização Azores Trail Run® como a Salomon, marca promotora do evento, fizeram um balanço muito positivo deste Golden Trail Championship. Para Greg Vollet, responsável da Golden Trail Series da Salomon de há três anos a esta parte, a colaboração com a marca açoriana foi muito proveitosa. Na cerimónia de entrega de prémios, o representante da Salomon fez questão de salientar a qualidade do evento montado e o excelente trabalho da organização.

Mário Leal, coordenador do Azores Trail Run®, referiu as dificuldades logísticas causadas, essencialmente, pelas condições meteorológicas adversas, bem como todas as preocupações e procedimentos adicionais de segurança no âmbito da pandemia de
Covid-19, salientando a satisfação da sua equipa pelo facto de ter sido possível montar um evento que agradou aos atletas.

Também o Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia salientou que “este evento, pela sua repercussão internacional, eleva a nossa promoção enquanto destino turístico a outros patamares”. Gui Menezes considerou ainda que toda a projeção mediática do evento “aumentará a notoriedade dos Açores como destino turístico de natureza”, o que vai ao encontro dos objectivos definidos para a Região neste sector.

Os grandes vencedores do Golden Trail Championship foram o polaco Bart Przedwojewski e a suiça Maude Mathys, ambos atletas da Salomon.

O Golden Trail Championship contou com o alto patrocínio do Governo Regional dos Açores, e com apoio do município da Horta.

Foto: ©️GoldenTrailSeries®️ – Azores Trail Run®️ –  Nuno Bettencourt

X