Grande Rota dos Baleeiros vai integrar Ultra Trail World Tour (UTWT) na categoria Discovery Race

Autor: Redação    Data: 28-12-2017
Publicado em: Eventos, Notícias

A segunda edição da Grande Rota dos Baleeiros, prova do Azores Trail Run, vai fazer parte do calendário da Ultra Trail World Tour, na categoria Discovery Race.

A prova de 125 km, com 5000 metros de desnível positivo, a decorrer de 25 a 26 de Maio, vai integrar um leque de 5 corridas com mais de 100km, que não fazendo parte do calendário competitivo da Ultra Trail World Tour, convidam corredores de todo o mundo a descobrirem novos destinos.

Os Açores foram marcados durante mais de um século pela atividade baleeira. A baleação deixou sinais indeléveis, na identidade cultural açoriana e hoje faz parte do imaginário coletivo dos açorianos.

Segundo Mário Leal, diretor da prova, é nesta tradição que a prova se inspirou. Para este “embaixador” do trail running açoriano, com responsabilidades na direção do organismo máximo a nível mundial que regula a prática da modalidade (ITRA), só faz sentido realizar provas que percorrem trilhos que contam histórias e permitem reviver a mesma.

A prova parte do Posto Baleeiro do Salão (Faial) e termina no Porto do Comprido, ao nível do mar, na maior e principal estação baleeira dos Açores entre 1940 e 1957. Pelos 125km são desvendados múltiplos vestígios históricos da baleação açoriana, com especial ênfase nos vários postos e varadouros.

Se os três dígitos o fascinam, a UTWT garante que “os corredores ficarão com a sensação de terem viajado da Terra para a Lua e vice-versa. Ficarão mentalmente estimulados, fisicamente exaustos e pessoalmente recompensados, desejando repetir este incrível percurso, que é a Grande Rota dos Baleeiros”.

Se 125 km o assustam, não desanime, o evento também possui provas de 10km, 25km, 42km e 65km. Vai ter motivos para regressar e se superar cada vez mais.

Foto: DR