Greenweez MaXI Race Annecy adiado para 11 a 12 de Julho 2020

Autor: Redação    Data: 6-04-2020
Publicado em: Eventos, Notícias

Para a 10ª edição da MaXi-Race, originalmente agendada para 29 a 31 de Maio, os organizadores queriam criar um evento verdadeiramente único, misturando emoção, uma experiência compartilhada e a oportunidade de todos irem além dos seus limites. A actual pandemia mundial do Covid-19 interrompeu gravemente a vida diária de todos, tanto profissional quanto pessoal. Após consultar os parceiros do evento, fornecedores de serviços, voluntários e grupos de serviços de emergência locais participantes, a organização decidiu não realizar a MaXi-Race no final do mês de Maio.

O Lago Annecy, localizado a 446 metros acima do nível do mar, é o segundo maior lago de origem glacial de França. As suas margens são dominadas a este pelo maciço de Bornes e a oeste pelo maciço de Bauges. A sul encontra-se um pântano, protegido desde 1974, data de criação da Reserva Natural de Bout-du-Lac. A este, a Reserva Natural de Roc de Chère é outro importante refúgio ecológico que mergulha as suas falésias nas águas do lago.

Mais do que um evento de trail-running, a MaXi-Race é um pretexto para viajar, viver uma aventura e descobrir a sua verdadeira natureza e paisagens únicas. O evento projectado por corredores, para corredores apresenta provas destinadas à elite e ao público em geral. Existem distâncias para todo o tipo de atletas. Seja qual for a modalidade escolhida, o percurso decorre em redor do lago, passando pelos cumes. Uma sucessão de trilhos técnicos, zonas rolantes, pastagens, caminhos de montanha e porções de estrada.
Como o evento não será realizado conforme o planeado, os organizadores fizeram tudo para oferecer a melhor alternativa possível aos participantes. Além de um reembolso parcial, estão a trabalhar com a cidade de Annecy para realizar o evento de 11 a 12 de Julho, com um formato ligeiramente diferente (linha de chegada, distâncias, percursos …).

No entanto, qualquer reprogramação potencial depende inteiramente das novas regras implementadas após a suspensão do bloqueio, bem como das autorizações necessárias para a organização de um evento desportivo em Julho. Devido às circunstâncias ainda incertas, os organizadores da MaXi-Race ainda não estão em posição de tomar uma decisão final (adiar ou cancelar) antes de 20 de Abril, uma decisão que será baseada nas informações oficiais a receber do governo francês.

– Se as novas regras permitirem organizar o evento, os atletas inscritos poderão escolher entre participar em prova na nova data ou receber um reembolso parcial.
– Se o evento não puder ser realizado, todos os inscritos receberão um reembolso parcial.

Todas as provas serão realizadas no mesmo dia. Os participantes poderão escolher entre um dos quatro formatos de prova, incluindo uma ultra mais curta:

– Short-Race – 16 km, 950m D+,
– Marathon-Experience – 42 km, 2500m D+,
– Marathon-Race – 39 km, 3200 m D+,
– e um novo formato de 75 km com 4900m D+ que começa em Doussard.

Estas mudanças reconhecem a dificuldade dos atletas em treinar adequadamente nesta primavera e limitar o tempo que o pessoal de emergência e os socorristas passam a trabalhar no evento, uma vez que actualmente estão na linha de frente lutando contra a epidemia.
A organização quer garantir que o evento também sirva como uma forma de agradecer aos profissionais de saúde por todo o seu trabalho e dedicação desde o início do surto. Para demonstrar a gratidão, foi estabelecida uma parceria com o Rotary Club de Annecy. Quando a epidemia acabar, os rotários trabalharão com os hospitais locais para oferecer a assistência necessária. A MaXi-Race planeia doar parte do lucro do evento ao Rotary Club, que fornecerá os fundos quando necessário. Os corredores também terão a oportunidade de fazer uma doação.
Mais detalhes e informações em:
https://www.2020.maxi-race.org/fr/france/

Fotos: David Gonthier; Quintard

X