GTSA: Dário Moitoso e Inês Marques conquistam Campeonato Nacional de Trail

Autor: Redação    Data: 21-09-2019
Publicado em: Eventos, Notícias

Dário Moitoso e Inês Marques sagram-se hoje campeões nacionais de trail. A prova de 37k do Grande Trail Serra D’Arga foi palco de uma das disputadas mais animadas dos últimos anos.

Com 25 anos de idade e 4 anos de trail-running, Dário Moitoso, atleta do Clube Independente de Atletismo Ilha Azul  (CIAIA), é o novo campeão nacional de trail. Açoriano, natural do Faial, Dário encontrou o trail após uma lesão no futebol e através do Azores Trail Run. O seu percurso tem sido meteórico, sendo já uma referência no panorama nacional. Em 2018 já se tinha classificado em segundo lugar no Campeonato e na Taça de Portugal. A nível internacional já deu nas vistas na OCC do Ultra Trail du Mont-Blanc, com um nono lugar em 2018 e um sétimo lugar na edição deste ano. No Mundial de Miranda do Corvo foi o quarto melhor português.

Com um “campo de treino” fantástico e a experiência das provas da Azores Trail Run, onde pode competir com os melhores atletas nacionais e internacionais, Dário Moitoso tem registado uma evolução brilhante. Mário Leal, director-geral da Azores Trail Run e grande impulsionador da modalidade no arquipélago tem sido uma referência e suporte do atleta. Dário começou o seu percurso numa prova da organização e é agora um natural “embaixador” destas provas  e dos Açores.

Miguel Arsénio, atleta da Trilho Perdido Eventos/Imporlux, liderou a prova até aos 32km. O novo campeão sub-23 imprimiu um forte ritmo à prova, tendo chegado à Montaria (km 21) com uma vantagem de aproximadamente quatro minutos e meio sobre Moitoso. Vindo do ciclismo e recém-chegado ao trail-running, Miguel Arsénio correu com o “coração”, tendo batido atletas credenciados e amplamente conhecedores da Arga.

Romeu Gouveia, que no primeiro posto de controle era décimo quarto classificado, acabou por fechar o pódio. O atleta da Salomon Suunto Portugal, que chegou a Arga bi-campeão, “acordou”, segundo o próprio, “tarde demais para uma corrida que não há tempo para deslizes!”.

Uma competição onde imperou a juventude, comprovando a renovação e futuro da modalidade. No top 5 terminaram 3 atletas sub-23, sendo os restantes dois ligeiramente mais velhos.

Inês Marques a mais veloz

A nova campeã nacional de trail dispensa apresentações. Inês Marques, 26 anos,  Vinda do atletismo em pista e estrada, onde se iniciou aos 6 anos, Inês Marques despertou para o trail em 2014. Em 2017 teve um ano fantástico,  conquistado, em Barcelos, o título de campeã nacional de trail ultra, um brilhante quinto lugar da classificação geral feminina na OCC do Ultra Trail du Mont Blanc, e no mundial de trail destacou-se como melhor portuguesa  (trigésima segunda classificada do escalão feminino).

Em 2018, voltou a ser a melhor representante nacional no mundial de trail, obtendo o vigésimo lugar feminino. Este ano , Inês regressou ao  Mont Blanc, onde conquistou um fantástico décimo lugar nos 100km do CCC.

Nádia Casteleiro (Oralklass/Amigos do Trail) e Paula Soares (A.D. Amarante) completaram o pódio.

No escalão sub-23, Gabriela Fonseca sagrou-se campeã. A jovem atleta da Dive into the Mountains, tem vindo a registar um percurso ascendente, onde constam, entre outros, o terceiro lugar, em 2018, nos 42km do Trail Amigos da Montanha e a vitória, este ano, nos 30km do Trail Ossónoba.

Todas as classificações em: https://lap2go.com/pt/event/trail-serra-arga-2019/results/K37/serie/Nacional-ATRP

Fotos: GTSA

X