Hélio Fumo e Mário Elson foram os melhores portugueses no europeu de Skyrunning

Autor: Redação    Data: 11-10-2017
Publicado em: Eventos
Hélio Fumo foi o melhor português na Gorbeia Suzien, a prova que apurou o Campeão da Europa de Skyrunning. O evento realizado no passado sábado, em Zeanury, no País Basco, decorreu num percurso rochoso e enlameada com 31 km e 2.400 metros de desnível positivo.

Hélio Fumo, integrado extra-selecção na comitiva nacional, foi responsável pelo melhor desempenho luso na prova com um 25º lugar na classificação geral. O atleta da EDV-Viana Trail caiu durante a prova, tendo sido engessado no braço depois de concluir a sua brilhante prestação.

Atletas selecionados

Masculinos:
 Mário Elson Fonseca (Clube Desportivo e Cultural de Navais) – 33º Masc.
 Américo Caldeira (Clube Aventura da Madeira) – 44º Masc.
 Miguel Reis e Silva (Clube de Montanha do Funchal) – 105º Masc.

Femininos:
 Bárbara Fernandes (Juventude Vidigalense) – 35ª Fem.
 Carina Góis (Ludens Clube de Machico) – 44ª Fem.

Outros portugueses integrados na comitiva

Masculinos:
 Hélio Fumo (Escola Desportiva de Viana) – 25º Masc.
 Bruno Góis – 228º Masc.

Femininos:
 Cátia Fiqueli (Clube Aventura da Madeira) – 41ª Fem.

Uma prova excelente pela competitividade, percurso super exigente, um carrossel técnico com lama à mistura, subidas longas, descidas de uma tecnicidade assustadora (brutal) – Hélio Fumo
“Adoro a maneira como os bascos correm. E sabem porquê? Porque são destemidos, dão tudo por tudo desde o tiro de partida, não interessa como chegam, o importante é o que sentem, e são loucos a correr…”, escreveu Mário Elson na sua página na rede social Facebook.

O espanhol Aritz Egea sagrou-se campeão europeu ao cruzar a meta com o tempo de 3h02m55. Foi seguido por Antonio Martinez e Cristobal Adell Albalat. Na classificação feminina, a romena Ingrid Mutter levou o título para casa, tendo batido a francesa Célia Chiron por apenas 57 segundos. Em terceiro lugar ficou a espanhola Sheila Aviles.

Foto: DR