Index.01 – a sapatilha de corrida de alto rendimento reciclável da Salomon

Autor: Redação    Data: 15-09-2020
Publicado em: Equipamento

A Salomon, marca líder em desportos outdoor, como trail running ou esqui, apresenta a Index.01, uma sapatilha de corrida de alto rendimento projectada para ser reciclada. O resultado de três anos de pesquisa e desenvolvimento no centro de design da Salomon em Annecy, nos Alpes franceses, é um calçado fabricado para reduzir o desperdício de material utilizando os princípios dos ciclos de vida circulares. Estará disponível na primavera de 2021.

Quando a equipa de calçado da Salomon se propôs a criar uma sapatilha de corrida multifuncional que cuidasse do planeta, o seu objectivo era torná-la reciclável sem sacrificar o rendimento. Materiais únicos e fabrico exclusivos tornaram o sonho realidade: a Index.01.

Utiliza poliéster reciclado na parte superior e poliuretano termoplástico (TPU) na parte inferior, a equipa da Salomon garantiu que ambas as partes da Index.01 fossem recicláveis. No final de vida útil do calçado, a palmilha reciclada é retirada para que as partes superior e inferior sejam separadas e iniciem o seu processo de reciclagem. Uma vez separado, o fundo será triturado em pequenos grânulos e então misturado com TPU virgem para fazer, entre outros produtos, botas de esqui alpinas Salomon. A parte superior de poliéster também pode ser reutilizada para o fabrico de tecidos.

Foto: Salomon

X