ITRA: Eleição dos representantes nacionais decorre até sexta-feira

Autor: Redação    Data: 3-04-2019
Publicado em: Eventos, Notícias

As eleições dos representantes nacionais dos atletas e dos organizadores de provas na ITRA – Associação Internacional de Trail Running decorrem até sexta-feira. Na votação online podem participar os atletas e organizadores inscritos no organismo máximo a nível mundial que regula a prática da modalidade.

O principal papel do representante nacional do corredor ou do organizador, conforme definido pelos regulamentos da ITRA, é representar todos os atletas ou organizadores do seu país na Assembleia Geral Anual (AGA) da ITRA.

O representante nacional tem direito de voto durante a AGA, nomeadamente para aprovar as contas do ano anterior e para votar o orçamento anual, e eleger, de quatro em quatro anos, os membros da comissão executiva da ITRA. O peso de voto de cada representante nacional depende do número de corredores ou organizadores membros do ITRA do país que eles representam.

Em estreita colaboração entre si, os representantes nacionais dos corredores ou organizadores participam activamente na divulgação de informações sobre a ITRA e a sua missão a todos os elementos envolvidos na modalidade (corredores, organizadores, federações nacionais de atletismo, marcas, media …) no seu país.

Sempre em estreita colaboração entre si, os representantes nacionais dos corredores e organizadores levam a voz da sua comunidade nacional ao comité executivo da ITRA. O representante nacional também pode ser convidado a representar a ITRA em diferentes reuniões ou eventos nacionais, de modo a favorecer a troca e o diálogo entre os diferentes protagonistas da modalidade e participar activamente com eles no desenvolvimento do trail running.

Os representantes nacionais são eleitos de quatro em quatro anos, nunca antes de 6 meses e pelo menos 2 meses antes da data da Assembleia Geral.

Para a eleição de 2019 dos representantes nacionais portugueses dos corredores, participam os seguintes candidatos:

Rodolfo Alexandre BRITO DA SILVA
Rui PINHO
Andreia RIBEIRO
Bruno RODRIGUES
François WILMAN

A actual representante, Filipa Vilar, não concorre novamente.

Os candidatos são: Rodolfo Brito (Director de equipa da Boavista Trail Team), Rui Pinho (Presidente da ATRP – já presente na ITRA  como membro institucional em representação da FPA e com lugar no steering committee), Andreia Ribeiro (colaboradora de “O Praticante”, blogger e membro da Boavista Trail Team), Bruno Rodrigues (fundador da ATR-Associação Algarve Trail Running e organizador de provas desta associação) e François Wilman (atleta francês a residir em Portugal).

Nesta votação participam 305 atletas inscritos na ITRA.

Para a eleição de 2019 dos representantes nacionais portugueses dos organizadores, participam os seguintes candidatos:

Mario LEAL
Patricio FERNANDES

Mário Leal, director de provas do Azores Trail Run, é o actual representante e novamente candidato.

Patrício Fernandes, organizador madeirense com ligações no passado à organização do MIUT e do Ecotrail Funchal-Madeira, actualmente responsável da MaXi-Race Madeira, é o outro concorrente.

Foto: DR