LEKI – a marca que tornou os bastões imprescindíveis no trail running

Autor: Redação    Data: 21-01-2021
Publicado na categoria: Equipamento

Falar da LEKI é falar da marca cujos atletas conquistam 50% dos pódios das 4 provas principais do UTMB. A marca alemã iniciou-se na produção de bastões como resultado da insatisfação pessoal do fundador Karl Lenhart, um esquiador ávido, que não estava impressionado com a qualidade e funcionalidade dos bastões de esqui da época. Em 1970, começaram a ser produzidos os primeiros bastões de esqui a serem vendidos sob a marca LEKI.

Nas corridas de montanha na França, Itália e Espanha, os bastões marcavam presença. Nos anos 80 e 90, os bastões de esqui cross-country de alumínio eram os preferidos. Volumosos e pesados, comparados aos produtos de hoje. O desenvolvimento técnico ainda estava muito embrionário naquela época. No final da década de 90, a marcha triunfal do carbono também começou no sector dos bastões, substituindo o pesado alumínio.

No início dos anos 2000, cada vez mais atletas se deixavam seduzir pelos bastões de trekking ajustáveis ou de caminhada nórdica. Mesmo os bastões telescópicos de trekking ainda tinham um tamanho de embalagem de 70 cm ou mais e ficavam como antenas nas mochilas dos atletas. O grande avanço veio com a técnica da vara dobrável no início de 2010. Isso significava que o tamanho da mochila foi reduzido quase pela metade para 37 cm e os bastões podiam já rapidamente ser arrumados na mochila.  Este é o momento em que a LEKI  decide projectar um bastão 100% direccionado para as necessidades dos atletas de trail running.
Pela primeira vez, a LEKI combinou a vara dobrável e a Tecnologia Shark – um sistema clicável desenvolvido em conjunto com atletas da Taça do Mundo de esqui cross-country. A capacidade de clicar rapidamente no loop para dentro e para fora é exactamente o que os atletas de trail running precisam ao mudar de subida para descida. Nasceu o primeiro Micro Trail Pro e já em 2015 Xavier Thévenard conquistou a sua segunda vitória na UTMB com o lendário bastão vermelho.

No mesmo ano, a LEKI foi a primeira marca a desenvolver uma colecção completa cobrindo todas as disciplinas da corrida em trail, da ultra distância à vertical K. E a história de sucesso continuou. Hoje, o Micro Trail Pro é um campeão de vendas internacional, com o qual atletas alcançam lugares em pódios em todo o mundo.

108 atletas de elite de 25 países escolheram LEKI. As referências são imensas e incluem Pau Capell, Luis Alberto Hernando, Xavier Thévenard, Sheila Avilés Castaño, Tim Tollefson e Pablo Villa.

Fotos: Alexis Berg; José Miguel Muñoz
Fonte: LEKI

X