Lucie Jamsin venceu MaXi-Race Madeira

Autor: Redação    Data: 11-12-2022
Publicado na categoria: Eventos

A 4.ª edição da MaXi-Race Madeira teve lugar nos dias 3 e 4 de dezembro, recebendo cerca de quatro centenas de atletas, em grande parte estrangeiros. O evento madeirense que integra o novíssimo circuito europeu MaXi-Trail Series ficou marcado pelas desafiantes condições climatéricas e por uma inédita vitória feminina absoluta na prova rainha de 100 quilómetros.

O evento contou com 4 provas competitivas: Mini (15km e 950m D+), Média (25km e 1490m D+), Longa (55km e 3440m D+) e Ultra (100km e 5630m D+ ). A partida e chegada das provas teve lugar no centro da freguesia da Boaventura, no município de São Vicente, onde já havia sido realizada a primeira edição. Boaventura destaca-se pela sua paisagem intocada de verde intenso e não é exagero quando lhe chamam “santuário da natureza”.Os cerca de quatro centenas de participantes foram brindados por exigentes percursos que os levaram a um sobe e desce por algumas das paisagens mais espetaculares que a Madeira tem para oferecer, incluindo a floresta laurissilva, levadas, escadas, faixas, túneis e caminhos.

Lucie Jamsin foi a grande vencedora da prova principal, tendo batido todos os atletas masculinos. A atleta gaulesa da Team MAC SPORT completou a exigente prova de 100km em 14 horas e 32 minutos. Duarte Abreu, atleta madeirense da ACD Jardim da serra, cortou a meta passadas 15 horas e 52 minutos de prova. O francês Grisel Raphael, da Maxi Team, completou o pódio, com a marca de 16 horas e 1 minuto. Ana Bernardo, 2.ª e última mulher, averbou o tempo de 25 horas e 15 minutos.

Na prova de 55 quilómetros, o italiano Luca Carrara, a representar a Salomon, arrecadou o primeiro lugar com o tempo de 6 horas e 51 minutos. A atleta russa radicada da Madeira Trail Team, Elena Vaseva foi a mais veloz, tendo completado a prova em 8 horas e 55 minutos.

Samu Heiska, corredor finlandês do Turun Metsänkävijät e a madeirense Vanessa Andrade do Clube Desportivo Escola de Santana venceram a prova de 25 quilómetros.

Na prova mais curta, o espanhol Enara Torralba da Hiru Herri e a madeirense Luísa Freitas do Grupo Desportivo do Estreito foram os grandes vencedores.Esta 4.ª edição da MaXi-Race Madeira bateu os recordes de número de participantes e de atletas estrangeiros. O evento madeirense faz agora parte do novo circuito europeu MaXi-Trail Series com a MaXi-Race Annecy (França) e a MaXi-Race Sicília (Itália).

A costa norte da ilha da Madeira voltou a surpreender os participantes e Patrício Fernandes, responsável da entidade organizadora, mostrou-se satisfeito com o feedback dos participantes. Esta edição marcou o início de uma nova etapa para a MaXi-Race Madeira, explorando sinergias com as restantes provas do circuito, acrescentou o CEO da Madeira Way.

Fotos: João M. Faria

X