Luís Fernandes conquista décimo lugar em prova dos Europeus de Skyrunning

Autor: Redação    Data: 1-09-2019
Publicado em: Eventos, Notícias

O atleta madeirense Luís Fernandes acaba de conquistar o décimo lugar nos exigentes 50 quilómetros da Maga Ultra SkyMarathon, prova integrante dos Campeonatos da Europa de Skyrunning, que decorrem decorrem em Bergamo e Piemonte (Itália) a 1, 5 e 7 de Setembro.

A Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal (FCMP) convocou 16 atletas para os Campeonatos da Europa de Skyrunning. Estes Europeus englobam a Maga Ultra SkyMarathon (50 km), em Serina, Bergamo, o Quilómetro Vertical Terme di Bognanco e a International Veia Skyrace (31 km), ambos em Bognanco, Piemonte.

Luís Fernandes em destaque na Maga Ultra SkyMarathon

Hoje foi o dia da Maga Ultra SkyMarathon, onde Luís Fernandes, um veterano com as cores nacionais e o melhor português na classificação da Skyrunning World Series 2019 (62º), alcançou um brilhante décimo lugar na classificação geral.  O atleta madeirense do Ludens Club de Machico terminou o exigente percurso em 7 horas, 29 minutos e 4 segundos.  A vitória foi arrecadada pelo italiano Cristian Minoggio com a marca de 6 horas, 37 minutos e 26 segundos.

Nuno Silva, campeão nacional, garantiu a vigésima segunda posição, ao terminar a prova em 8 horas, 10 minutos e 45 segundos.  Bruno Dantas foi trigésimo sexto classificado (32º masculino), tendo necessitado de 9 horas e seis segundos para completar a prova.

No sector feminino a vitória coube à espanhola Ester Casajuana Reyes com o registo de 8 horas, 19 minutos e 11 segundos.  A madeirense Lúcia Franco, atleta da AD Galomar, garantiu a décima segunda posição, ao registar o tempo de 11 horas, 2 minutos e 56 segundos. Jocelina Ferreira, atleta do Montanha Clube e campeã nacional, que fez a sua estreia com as cores da Selecção Nacional, conquistou a posição seguinte, cruzando a meta após 11 horas, 9 minutos e 32 segundos de prova.

Quilómetro Vertical (5 Setembro)

Para o Quilómetro Vertical, dia 5 de Setembro, a campeã nacional Joana Soares tem pretensões a uma boa classificação, pois venceu este ano na Madeira o Santana Vertical Kilometer, prova de grande prestígio internacional a contar para o Vertical Kilometer World Series. Terá nesta prova de um quilómetro de desnível a companhia dos experientes Vitor Jesus e Bruno Silva, bem como de Américo Caldeira e Romeu Gouveia, atletas que, todavia, têm como aposta principal a SkyRace de dia 7.

SkyRace (7 Setembro)

Na SkyRace, Romeu Gouveia e Marisa Vieira são os campeões nacionais em título. Romeu soma a sua quarta internacionalização (duas delas na Seleção de jovens), enquanto Marisa Vieira faz a sua estreia com a bandeira de Portugal.

Os convocados

Jocelina Ferreira
Nuno Silva
Luís Fernandes
Lúcia Franco
Bruno Dantas
Camila João
Joana Soares
Vitor Jesus
Bruno Silva
Américo Caldeira
Romeu Gouveia
Paulo Mesquita
Rui Rodrigues
Marisa Vieira
Ariana Tavares
Sabina Marques

A correr a título individual, fora da Selecção Nacional, também estarão presentes os portugueses Ricardo Gouveia, Carla Freitas e Catia Fiqueli.

Refira-se que além destes Campeonatos da Europa, a International Skyrunning Federation (ISF) organiza ainda quatro eventos continentais (Oceania, América do Norte, América do Sul e Ásia).

Fotos: Maga SkyMarathon – Giacomo Meneghello: Luís Fernandes (1); Jocelina Ferreira (2)