Madeira Sky Race com recorde de atletas estrangeiros

Autor: Redação    Data: 13-05-2019
Publicado em: Eventos, Notícias

A pouco mais de duas semanas da 6ª edição do Ultra Skyrunning Madeira (USM), a prova principal conta já com 300 atletas inscritos, num total de 35 nacionalidades diferentes. Os estrangeiros representam 70% das inscrições.

A Madeira Sky Race (55,6 km 4121m D +) é uma corrida técnica de montanha com desníveis acentuados e de elevado grau técnico. No ano passado, os vencedores na categoria masculina e feminina foram respectivamente: Jonathan Albon e Ragna Debats.

A Ultra Skyrunning Madeira (USM) faz parte da Skyrunner® World Series da International Skyrunning Federation e do calendário Skyrunner National Series Portugal.

Com o objectivo de abranger o maior número de praticantes, o evento será constituído por quatro provas de diferentes distâncias:

– Madeira Sky Race (MSR 55,6 km 4121 m D+)
– Santana Vertical Kilometer® (SVK 4,8Km 1003 D+)
– Santana Sky Race (SSR 21 km 1672m D+)
– Furão Sky Race (FSR 13km 655m D+)

A novidade deste ano é uma corrida gratuita para crianças, a KIDS Santana SkyRace, e que se vai realizar precisamente no dia da criança a 1 de junho.

Este ano vamos bater o número de inscrições do ano passado para todas as provas, mas o destaque vai sem dúvida para o número de estrangeiros presentes na prova principal e também nas restantes – João Clode, responsável de comunicação do evento, em declarações ao JM Madeira.

Até à data, no conjunto das 5 provas, o número de atletas estrangeiros inscritos ronda os 45%, acrescentou o responsável ao jornal madeirense.

Na prova principal estão confirmados nomes da elite mundial como Pere Aurell (campeão do mundo na categoria Sky Extreme World Series 2018), Michel Lanne (Salomon), Dmitri e Ekaterina Mityaev (Adidas Terrex).

O evento irá divulgar os espaços naturais da Madeira para a prática desportiva, em especial para a corrida técnica de dificuldade na vertente de Skyrunning, associando o potencial turístico dos percursos pedestres, da fauna e flora, da cultura e tradições.

O Skyrunning é uma modalidade que tem vindo a crescer de forma exponencial em vários países do mundo especialmente Itália e França. Esta modalidade foi criada no início dos anos 90, estabelecendo-se novos recordes de ascensão e provas no Monte Branco e Monte Rosa e ainda outras nos Himalaias, Monte Quénia e nos vulcões mexicanos.

As provas realizar-se-ão entre os dias 31 de maio e 1 junho de 2019.
As inscrições estão abertas e podem ser realizadas até à véspera do evento.

Fotos: Paulo Abreu/USM