Mais de 1.400 atletas desafiaram os percursos duros e espectaculares do Melgaço Alvarinho Trail

Autor: Redação    Data: 29-05-2018
Publicado em: Eventos

«Fantástico. Espectacular. Percurso duro e belíssimo. Excelente organização.» Estas eram muitas das palavras que se ouviam no final das várias provas. Melgaço recebeu no domingo mais de 1400 atletas que participaram no IV Melgaço Alvarinho Trail (MAT) – Quintas de Melgaço, oriundos de Portugal, de Espanha e também de outros países. Do Rio Minho, a menos de 40 metros de altitude, ao Planalto de Castro Laboreiro, onde se superaram os 1.300 metros de altitude, os atletas confrontaram-se com muitas dificuldades, mas com condições fantásticas que os motivaram a alcançar a meta.

“Desde a primeira edição que temos tido uma subida exponencial de participantes. Tem sido tudo feito de forma paulatina e com muito trabalho árduo. Queremos continuar a cimentar a qualidade do Alvarinho Trail em Melgaço. Temos condições de excelência, mas isso sempre com elevado espírito de humildade” Igor Moreira, director da prova 

A cada ano, a organização fica satisfeita com a elevada adesão. Recorde-se que o MAT nasceu em 2015, numa iniciativa pioneira que tinha como objetivo aliar a prática desportiva ao contacto com a natureza e as populações locais, mas rapidamente superou todas as expectativas: a primeira edição contou com cerca de 250 atletas, a segunda com cerca de 300, e em 2017 o MAT triplicou o número de participantes, cerca de 900. Agora já são mais de 1400. As paisagens deslumbrantes, a tranquilidade da natureza, a adrenalina dos vários percursos, e, claro, a deliciosa gastronomia, acompanhada pelo ex-libris da região, o alvarinho, são as razões que motivam os entusiastas a participarem no Melgaço Alvarinho Trail.

Quatro provas: um Ultra Trail de 47Km (inserida no Circuito Nacional de Ultra Trail Séries 100 E NO Campeonato Regional de Trail Ultra da Associação de Atletismo de Viana do Castelo), um Trail Longo de 27Km (inserida no Circuito Nacional de Trail Séries 100), um Trail Curto de 17km e uma Caminhada de 13Km.

As provas de Ultra Trail e Trail Longo estiveram, pelo 2º ano, incluídas no Prozis Campeonato Nacional 2018 da ATRP. O MAT percorreu as freguesias da Vila, Chaviães, Fiães, Roussas, S. Paio, Paderne e Prado.

Ricardo Silva (EDV – Viana Trail) e Paula Lage (Dr.Merino/4moove) foram os grandes vencedores.

Os atletas inscritos tiveram a oportunidade de usufruir de uma entrada em cada um dos museus de Melgaço: Museu de Cinema de Melgaço – Jean Loup Passek, Espaço Memória e Fronteira, Núcleo Museológico de Castro Laboreiro e o Núcleo Museológico da Torre de Menagem.

“O MAT tem um enorme impacto na economia local, sendo mesmo um impulsionador de novas transacções comerciais. Os atletas ficam fascinados com Melgaço e, mais tarde, acabam por vir visitar o concelho numa estadia mais prolongada” – José Adriano Lima, Vereador da Câmara Municipal de Melgaço, com o pelouro do Desporto

E, para lhes compensar o esforço, os participantes receberam, no final das provas, serviços de massagem oferecidos pela Saúde Constante, pela EPRAMI – Escola Profissional do Alto Minho Interior, CteSP – Termalismo e Bem-Estar (IPVC); serviços de Osteopatia, pelo Centro de Osteopatia Francisco Esteves; e também serviços de enfermagem pela Unidade Local de Saúde do Alto Minho, EPE (ULSAM).

A iniciativa, da organização da Melsport – Melgaço, Desporto e Lazer EM, contou com o apoio do Município de Melgaço, da Melgaço Radical, da ATRP – Associação de Trail Running de Portugal, dos Bombeiros Voluntários de Melgaço, e ainda com o patrocínio de diversas entidades. As Quintas de Melgaço foram o patrocinador oficial do evento, associando-se nesta edição ao nome do evento.

As classificações podem ser consultadas aqui!

Fotos: Marco Barbosa e Matias Novo