Mais de 500 atletas na 9.ª edição do “Oh Meu Deus – Ultra Trail Serra da Estrela”

Autor: Gestor de eventos    Data: 16-06-2019
Publicado em: Eventos

A 9.ª edição do “Oh Meu Deus – Ultra Trail Serra da Estrela” contou com a presença de mais de meio milhar de participantes, oriundos de nove países, “que percorreram os trilhos da imponente Serra da Estrela. 

O evento desportivo contou com quatro provas, sendo que a prova de ultra endurance, com início e final em Seia, mostrou-se um desafio verdadeiramente épico. Os bravos que foram capazes de  concluírem os 160 quilómetros, dentro de 32 horas, podiam realizar mais 40 quilómetros, com vista à conquista do título de ‘Viriatos’ da Serra da Estrela.

À prova rainha juntaram-se mais três distâncias, uma com o circuito de 100 quilómetros (que também teve início e final em Seia), outra de 50 quilómetros (com início na aldeia de Cabeça) e, para os menos ousados, uma de 20 quilómetros, (com partida em Vila Verde), terminando ambas em Seia.

António Quaresma e Patrícia Carvalho foram os mais velozes

António Quaresma (Coimbra Trail Running) demorou 23h51m a percorrer as 100 milhas (160km) da prova. O segundo classificado,  Armando Costa – “Camano” (EDV-Viana Trail),  cruzou a meta após um dia e 36 minutos de prova. Miguel Lopes (Boavista Trail) fechou o pódio, tendo chegado a Seia com o registo de 25h34m.

No sector feminino, Patrícia Carvalho (ATR – Algarve Trail Running) foi a mais rápida, sendo 24ª. da classificação geral, com o tempo de 31h33m. O pódio ficou completo com Ana Costa (Running Team Maia) e Andrea Cunha (Individual).

Os cinco “Viriatos”

Miguel Lopes, terceiro classificado, foi o primeiro atleta a desafiar os 40 quilómetros adicionais, necessários à obtenção do ambicionado título de “Viriato”. Seguiu-se a primeira senhora, Patrícia Carvalho, que obteve o segundo título. Luís Nunes (Runners da Frente Ribeirinha PSI), Nilton David (UltrAlentejanos) e o atleta francês da mesma equipa alentejana, Stevan Pavlovic, completaram o leque de “Viriatos” da 9ª edição do “Oh Meu Deus – Ultra Trail Serra da Estrela”.

As duplas

Quelhas e Fofoni (Manuel Quelhas e Nuno Miguel) e Trail-Running.pt (José Faria e Mariana Ballester) foram as únicas duplas em prova, tendo ambas concluído os 160 quilómetros.

O “Oh Meu Deus – Ultra Trail Serra da Estrela” é organizado pela empresa Horizontes, tendo como promotores o município de Seia e a União das Freguesias de Seia, São Romão e Lapa dos Dinheiros.

Fotos: Paulo Nunes (1;3); Matias Novo (2)