Martin Anthamatten e Mayi Errasti vencem Ultra Skyrunning Madeira

Autor: Redação    Data: 11-10-2021
Publicado na categoria: Eventos

A 7.ª edição do Ultra Skyrunning Madeira, evento que decorreu no concelho de Santana, nos dias 8 e 9 de outubro, trouxe à Madeira mais de duas dezenas de atletas da elite mundial do skyrunning. Martin Anthamatten e Mayi Errasti foram os grandes vencedores da prova rainha do evento.

O Skyrunner® World Series regressou este ano, após o circuito de 2020 ter sido cancelado pela crise sanitária global. O calendário de 2021 é composto por 13 das melhores skyraces do mundo, incluindo a madeirense MSR – Madeira Sky Race, que apresenta um exigente percurso de  55,6 quilómetros e 4.121 metros de desnível positivo.

Martin Anthamatten e Mayi Errasti vencem MSR – Madeira Sky Race. Miguel Arsénio disputa segundo lugar com número 3 do ranking mundial.
Martin Anthamatten, atleta suiço da equipa Adidas Terrex, liderou a prova desde o início, tendo cruzado a meta com o tempo de 6h11m23s. Miguel Arsénio, atleta da Bifase Trail Team, recém vindo de uma vitória nos 45km da prova ultra do Grande Trail Serra d´Arga, disputou o segundo lugar com o espanhol Ricardo Ballester,  atleta da Dynafit e número 3 do ranking do SWS.
Na disputa feminina, a basca Mayi Errasti alcançou o primeiro lugar, que segurou até ao fim da prova, após desistência da jovem sueca Johanna Gelfgren, que liderou no início da prova. A vencedora cruzou a meta com o tempo de 07h16m13s. O pódio ficou completo com a italiana Natalia Mastrota, atleta da Team Vibram e a romena Oana Mihalcea. A madeirense Sónia Silva, atleta da A.D. Galomar, foi a melhor portuguesa, tendo obtido o sexto lugar da classificação geral feminina.
Na SSR – Santana Sky Race (23km 1672m D+) os vencedores foram o português Tiago Aires  e a japonesa Yuri Yoshizumi. Na prova mais curta, a FSR – Furão Sky Race (10km 617m D+) os grandes vencedores foram Paulo Aguiar e Ana Sousa.

O Ultra Skyrunning Madeira é organizado pelo CDES – Clube Desportivo Escola de Santana e contou com o apoio da Câmara Municipal de Santana, Secretaria Regional de Turismo e Cultura, Associação de Promoção da Madeira, Hotel Quinta do Furão, HPM – Hospital Particular da Madeira e Madeira Rent.

Todas as classificações em: https://resultados.stopandgo.pro/406/Individual

Fotos: João M.Faria; USM

X