MIUT – o sucesso repete-se ano após ano

Autor: Redação    Data: 17-05-2023
Publicado na categoria: Eventos

O MIUT é o evento de trail running com lugar em solo português que regista maior presença internacional, tendo recebido na sua última edição cerca de 3.000 atletas oriundos de 58 países.

Os apaixonantes trilhos, o clima ameno, a exuberante natureza, a combinação de mar e montanha, bem como a proximidade e frequentes ligações aéreas às principais cidades europeias, tornam a Madeira num destino perfeito para a prática de trail running ao longo de todo o ano.

Foi neste “eldorado” que, em 2008, nasceu o MIUT, que viria a provar-se um caso de sucesso crescente e sustentável. A entrada no circuito Ultra-Trail World Tour, em 2015 como “future race” e no ano seguinte em pleno, trouxe-lhe maior mediatismo e consagração internacional.

A prova rainha, com os seus 115 quilómetros e 7.100 metros de desnível positivo, propõe a total travessia da ilha da Madeira no sentido noroeste-sudeste, desde Porto Moniz até Machico, percorrendo os melhores trilhos da ilha, nomeadamente o maciço central – Encumeada – Pico Ruivo (1.861 metros) – Pico do Areeiro, materializando o sonho de qualquer amante da modalidade. Mas o MIUT tem algo para todos, uma vez que o evento dispõe de um total de cinco provas competitivas: a principal (MIUT 115), a MIUT 85, a MIUT 60, a MIUT 42 e a MIUT 16.

Lambert Santelli, Benoit Girondel e Luís Fernandes foram os reis e Manon Bohard, Luzia Buehler e Lucie Jamsin foram as rainhas

Estes foram os grandes vencedores da grande prova de 115 quilómetros que teve início no Porto Moniz e terminou na cidade de Machico. Lambert Santelli, da equipa RC FURIANI, com o dorsal 11, partiu com os restantes 890 corredores, à meia-noite em Porto Moniz, e veio festejar o título após 14h01m26s de prova. O atleta francês partilhou o pódio com o compatriota Benoit Girondel (14h13m38s), da ASICS, e o português Luís Fernandes (14h23m42s), do Ludens Clube de Machico, que demonstrou um enorme espírito de resiliência na última fase da prova onde foi capaz de ganhar duas posições e manter a medalha de 3.º lugar a 5 quilómetros da meta.

Na disputa feminina, a vencedora foi a francesa Manon Bohard, da equipa Hoka France, realizando o percurso em 15h48m58s garantindo a 11.ª posição da geral e levando um avanço de 45 minutos da 2.ª classificada. Assumiu a liderança desde Porto Moniz e foi capaz de manter o ritmo até Machico. Teve a companhia no pódio da suíça Luzia Buehler (16h40m11s), da equipa Inov-8 / Team Biberli, que esteve entre a quinta e a terceira posição durante a maior parte do percurso, no entanto, conquistou o segundo lugar na reta

final da prova. A francesa Lucie Jamsin (16h47m56s), Team Mac Sport, alternou entre o segundo e terceiro lugar durante a prova, tendo finalizado no último lugar do pódio.

A história repetiu-se e a Madeira transformou-se novamente na capital do trail running. Mais de 90% dos atletas terminaram as provas desta 14.ª edição, levando na memória os desafios, as conquistas e os momentos de agrura vividos nos trilhos do MIUT.

Fotos: João M.Faria

X