Morgan Elliot, bicampeão norte-americano de Skyrunning, a competir pela Alexandra Carvalho Team e a vianense Rosa Nogueira, atleta da EDV-Viana Trail, foram os grandes vencedores do Hard Trail Monte da Padela by Compressport.
Domingo, dia 3 de junho, a Vila de Barroselas foi palco do “Hard Trail Monte da Padela by Compressport”, organizado pela Padela Natural Associação Promotora, e integrada na “Liga Allianz Running by Record”. O evento incluiu três provas competitivas: Hard Trail Curto Monte da Padela (10 km), o Hard Trail Médio Monte da Padela (20 km) e o Hard Trail Longo Monte da Padela (25 km).
A prova principal (25 km) é candidata ao Campeonato Nacional de Skyrunning, tendo esta edição sido avaliada pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal para a possível integração no calendário nacional de 2019.
Morgan Elliot foi “demolidor”, tendo completado os 25 quilómetros em 2h24m13s. A cada quilómetro ganhava 1 minuto à concorrência. O norte-americano tem realizado treinos nos trilhos do Alto Minho, como forma de preparação para a sua participação no Mundial de Skyrunning’2018, em setembro, em Kinlochleven, na Escócia.
O pódio ficou completo com José Dominguez (EDV-Viana Trail) e Humberto Vara, com os registos de 2h49m e 2h51m39s, respectivamente.
No sector feminino, Rosa Nogueira (EDV-Viana Trail) venceu, tendo cruzado a meta às 3h57m01s de prova. Mariana Ballester, a representar a plataforma Trail-Running.pt, garantiu o 2º lugar do pódio, com o tempo de 4h01m47s.
Na prova de 20 km, o pódio foi ocupado por Jorge Ferreira e José Ferreira, ambos da Ozxtreme/Adcrpereira, e de Francisco Fontelo (Padela Natural Team – Fisiofreixo). Sabina Marques (CM Alto Trilho – Javalis) venceu a classificação geral feminina.
Na distância mais curta, os grandes vencedores foram Rafael Adriano (Padela Natural Team – Fisiofreixo) e Elisabete Alves (individual).
Foto: Paulo Carmo