Nuno Silva e Marina Alves foram os grandes vencedores do UTG – Ultra Trilhos da Gardunha

Autor: Redação    Data: 15-04-2018
Publicado em: Eventos

A primeira edição do evento “UTG-Ultra Trilhos da Gardunha” decorreu este sábado. Nuno Silva (Bifase Trail Team) e Marina Alves (Turres Trail Team) foram os grandes vencedores. Armando Teixeira (Prozis Xtrail Team Equipped By Berg Outdoor) e Catarina Fernandes (Viriathvs Runners Viseu) venceram a prova de 22K.

Organizado pela Associação do Bairro do Cansado, o UTG teve como principal objectivo dar a conhecer as potencialidades de um território que foi duramente fustigado pelos incêndios florestais de Agosto do ano passado.

O evento foi constituído por 3 provas competitivas:

  • Ultra Trilhos 50k:  50km c/ 2.811 m D+ (3 pontos ITRA);
  • Trilhos 22k: 23.6km 1.182 m D+ (1 ponto ITRA);
  • Mini Trilhos 13k: 13.6km c/ 463 m  D+.

O evento incluiu ainda uma caminhada com uma extensão de 11 quilómetros com passagens pela aldeia histórica de Castelo Novo, Alpedrinha, Alcongosta, Souto da Casa e Casal da Serra, anexa de São Vicente da Beira.

A Serra da Gardunha tem uma característica muito especial, tem muita pedra. Na vertente norte, o xisto domina, e na vertente sul,
o granito impressiona com rochedos enormes.

As provas, com excepção da caminhada e da Mini Trilhos 13k, apresentaram uma exigência técnica elevada, tanto nas subidas como nas descidas. Os percursos foram maioritariamente corridos em trilhos, caminhos romanos, levadas, margens de ribeiras e alguns caminhos de montanha.

Esta primeira edição contou com cerca de cinco centenas de participantes, cujo feedback foi extremamente positivo.  João Serra, presidente entidade organizadora,  afirmou que “o nosso sonho é conseguir trazer para o concelho uma prova do Campeonato Nacional”, demonstrando a ambição que têm para as próximas edições.

Ultra Trilhos 50k

Nuno Silva (Bifase Trail Team) foi o grande vencedor da prova principal, tendo cruzado a meta com o tempo de 5h31m30s.  Nuno Paiva (AC Portalegre/UTSM) foi segundo classificado, com o registo de 5h59m10s, seguido de Guilherme Lourenço, que garantiu o 3º lugar do pódio, com a marca de 6h03m57s.

No sector feminino, Marina Alves (Turres Trail Team) conquistou o lugar mais alto do pódio, com o tempo de 7h53m41s, seguida de Ana Miranda (AC Portalegre/UTSM), com o registo de 8h02m11s. O pódio ficaria completo com a chegada de Mariana Ballester, às 8h48m58s de prova.

Trilhos 22k

Armando Teixeira (Prozis Xtrail Team Equipped By Berg Outdoor) completou os 23,6km em 02h22m15s.  Tiago Godinho (Caracol Trail Team) garantiu o segundo lugar, com apenas mais 37 segundos. Filipe Costa (Estrela Campo Aviação F.C. Covilhã) fechou o pódio, ao terminar a prova em 02h29m36s.

Nas mulheres, Catarina Fernandes (Viriathvs Runners Viseu) venceu com 03h06m42s. Carla Pereira garantiu a prata, ao cruzar a meta com 03h15m31s, seguida de Sónia Pacheco (Os Trinca Espinhas), com o tempo de 03h28m47s.

Mini Trilhos 13k

A prova mais curta do evento foi ganha por Nuno Brandão (NAC Bike Team), com o tempo de 1h21m14s. A primeira mulher foi Maria Areias (ORALKLASS-Amigos do Trail) que chegou nove segundos depois do vencedor, garantindo assim o 2º lugar da classificação geral absoluta e 1º lugar da geral feminina.

Para ajudar à reflorestação da Gardunha, a organização vai plantar uma árvore por cada inscrição nesta prova.

Consulte aqui todas as classificações.

Fotos: Bernardete Morita