8.ª edição do Ultra Madeira com alterações nos percursos e inscrições até 15 de setembro

Autor: Redação    Data: 9-09-2024
Publicado na categoria: Eventos

A 8.ª edição do Ultra Madeira, evento de trail running organizado pela AARAM – Associação de Atletismo da Região Autónoma da Madeira, decorrerá no primeiro fim de semana do mês de outubro. As inscrições para o evento foram prolongadas até 15 de setembro e os percursos sofreram alterações.

A distância rainha do evento, com 83 quilómetros, tem como objetivo ser uma alternativa mais acessível ao Madeira Island Ultra Trail (MIUT), propondo uma travessia entre a Ponta do Pargo e o Caniçal, unindo estes extremos da ilha pelo trilho mais direto. Para os amantes das ultradistâncias, há ainda uma prova de 50 quilómetros, com início aproximadamente no centro da ilha, seguindo a partir daí o percurso da prova principal. Este ano, devido aos incêndios que afetaram vários troços das duas maiores provas, registaram-se alterações nos percursos.

A prova principal, inicialmente com 83 quilómetros, foi ajustada para 78 quilómetros, com 3.610 metros de desnível positivo, sendo agora circular, com partida e chegada no Caniçal. O novo percurso passa pelo Santo da Serra, Camacha (Águas Mansas), Montado do Pereiro e Pico do Areeiro. Daqui, a prova segue para o Poiso, Portela, Casa das Funduras e Caniçal.

Além da prova principal, o Ultra Madeira oferece uma competição de 50 quilómetros, que também sofreu alterações. Agora com 51 quilómetros e 2.051 metros de desnível positivo, esta prova tem início na Camacha (Águas Mansas) e segue o mesmo percurso da prova principal até ao final. Esta opção é ideal para quem procura um desafio intermédio, explorando o coração da ilha da Madeira.

O evento disponibiliza ainda outras distâncias, adequadas a diferentes níveis de preparação. Uma prova de 30 quilómetros ligará o Porto da Cruz ao Caniçal, passando pelo Pico do Suna e Portela, enquanto duas distâncias mais curtas — uma de 15 quilómetros e outra de 8 quilómetros — completam o leque de opções, garantindo que todos os participantes, desde os mais experientes aos principiantes, possam desfrutar da experiência.

Foto: João M.Faria

X