On: design, inovação e tecnologia suíça na corrida

Autor: Redação    Data: 3-11-2020
Publicado em: Equipamento, Notícias

A On é uma marca suíça que traz para corrida um conceito diferenciador. Trabalhando com o melhor em materiais, tecnologia de ponta e modelos com design radical, a On promete fazê-lo “correr sobre nuvens”.  A marca helvética acaba de chegar ao mercado português e já está disponível em algumas lojas seleccionadas.

Desde o seu começo embrionário em Zurique, na Suíça, em 2010, a On estabeleceu uma grande ambição: mudar o mundo da corrida. Ao longo dos dez anos seguintes, a On garantiu conquistou a preferência de mais de sete milhões de corredores em mais de 50 países.

Não foi só o amor pela corrida que uniu o ex-atleta profissional Olivier Bernhard e os seus amigos David Allemann e Caspar Coppetti. O trio de fundadores da marca dedicou-se ao desenvolvimento de uma ideia revolucionária: aterragens macias seguidas de descolagens explosivas – aquilo que apelidam de “correr sobre nuvens”.

Caspar Coppetti, Olivier Bernhard, e David Allemann

Depois de se retirar das competições profissionais, Olivier Bernhard, três vezes campeão mundial de duatlo e várias vezes vencedor do Ironman, dedicou-se a encontrar uma sapatilha de corrida que lhe desse a sensação de corrida perfeita. Com isso, ele conheceu um engenheiro suíço com mentalidade parecida que teve uma ideia para um novo tipo de calçado de corrida. Nos anos que se seguiram, a simbiose perfeita entre experiência em corridas e conhecimento em engenharia permitiu que a primeira ideia radical fosse refinada.

Dezenas de protótipos foram desenvolvidos, mas o conceito básico de aterragem amortecida e descolagem firme permaneceu fundamental durante todo o processo. Foi essa sensação de corrida única que convenceu Caspar Coppetti e David Allemann a participarem no projecto. Juntamente com Bernhard, em Janeiro de 2010, eles criaram formalmente a On em Zurique. A sua missão era desenvolver uma linha de produtos totalmente projectados na Suíça, usando a mais recente tecnologia.

Apenas um mês depois, em Fevereiro, os protótipos ganharam o ISPO BrandNew Award, um dos prémios mais importantes para a inovação no desporto. Os corredores de teste estavam empolgados e falavam em correr sobre nuvens. Em Julho de 2010, as primeiras lojas já tinham sapatilhas On nas suas prateleiras.

As Cloudventure 
Em 2016, a On expande a sua gama de sapatilhas e lança a família Cloudventure. As Cloudventure são sapatilhas leves de corrida em trilhos, construídas para se destacarem sob condições externas exigentes. As “aterragens” suaves do amortecimento CloudTec® veio permitir que os corredores dominem a descida.

Novembro de 2018 marca o lançamento deste modelo com Missiongrip™. O inteligente amortecimento do CloudTec® ficou ainda mais robusto nos trilhas com a adição da cobertura de borracha Missiongrip™. Com o seu padrão de tracção diversificado, os trail runners ganharam ainda maior controle nas suas descidas.

Por fim chegaram as Cloudventure Peak e o seu segredo patenteado: o On Speedboard. Isto é o que promove o movimento explosivo para a frente na subida, mas também fornece proteção para o pé em terrenos irregulares, uma espécie de canivete suíço para os pés. As Cloudventure Peak, umas das sapatilhas mais leves do mercado, ainda oferecem a aderência, protecção e suporte necessários para o dia de prova. O nível de aderência de 4 níveis permite o controle em qualquer superfície.

A dupla Katie Schide e Germain Grangier

Uma americana e um francês, ambos geólogos, unidos pela paixão pelos trilhos e pela aventura, são provavelmente os maiores embaixadores da On, para quem acompanha a modalidade.  Os seus currículos incluem vitórias em várias provas, top ten para ambos no UTMB e uma vitória (também de ambos) nos 85Km do MIUT 2018. De realçar também o 2º lugar da classificação geral feminina obtido por Katie na prova rainha do MIUT 2019.

A Trail-Running.pt falou com a Katie Schide, que se mostrou apaixonada pela Madeira e pelo MIUT, tendo uma entrevista agendada para breve.

E Portugal…

Uma década após a criação da On, é possível adquirir calçado de corrida da marca em mais de 6.000 lojas especializadas em mais de 55 países. E Portugal não podia ser excepção. Através da Bedivar, a marca suiça chegou ao nosso país, estando já presente em várias lojas especializadas de Norte a Sul.

Fotos: DR/On

X