Pau Capell e Aroa Sio vencem ultra no Trail do Porto Moniz

Autor: Redação    Data: 9-02-2020
Publicado em: Eventos, Notícias

A 8.ª edição do Trail do Porto Moniz, evento organizado pelo Clube Montanha do Funchal, em parceria com o Município de Porto Moniz, teve sotaque espanhol. Pau Capell e Aroa Sio venceram destacadamente a distância ultra do evento.

Pau Capell, atleta da North Face, foi a maior atracção desta edição do Trail do Porto Moniz. O vencedor da edição de 2019 do UTMB, veio à Madeira terminar a sua pré-temporada, pautada já pela vitória nos 55km Ultra Huachi (México). O foco do atleta espanhol é agora  a Transgrancanaria, terceira prova do Ultra-Trail World Tour.

O atleta espanhol fez jus ao estatuto de favorito, vencendo com a marca de 5 horas, 22 minutos e 19 segundos. Pau Capell cumpriu destacadamente o percurso de 48km e 3.700m de desnível positivo, que teve partida e meta em Porto Moniz. Francisco Freitas, atleta do ACD Jardim da Serra, conquistou a segunda posição, com o tempo de 5 horas, 54 minutos e 50 segundos.  O também madeirense, Flávio Vieira, a representar o CDC Porto Moniz, completou o pódio, com o registo de 6 horas, 15 minutos e 30 segundos.

No sector feminino, a galega Aroa Sio,  atleta da Land – Hoka One One, primeira mulher e 8ª classificada da geral nos 85km da Ultra do MIUT 2019, não teve concorrência,  vencendo com o tempo de 6 horas, 29 minutos e 30 segundos (6º lugar da geral). Cátia Fiqueli, da equipa da “casa” – CDC Porto Moniz, garantiu o segundo lugar do pódio, com o tempo de 7 horas, 33 minutos e 27  segundos. Com mais 10 minutos e 34 segundos chegou Olívia Sousa, da equipa do ACD Jardim da Serra, que fechou o pódio.

Fábio Santos e Luísa Freitas mais rápidos no Trail Longo (26km)

Fábio Santos, atleta do Clube Naval de São Vicente, cortou a meta após 2 horas, 34 minutos e 46 segundos de prova. Ricardo Gonçalves, atleta da ADRAP, garantiu o segundo lugar, com a marca de 2 horas, 39 minutos e 48 segundos.  Luís Barradas, atleta do Clube Desportivo Escola de Santana, fechou o pódio, com o registo de 2 horas, 40 minutos e 26 segundos.

No sector feminino, Luísa Freitas,  atleta do Grupo Desportivo do Estreito, vendeu categoricamente,  com o tempo de 2 horas, 47 minutos e 8 segundos. Segunda posição para Carla Leite, atleta do Clube de Montanha do Funchal, com o tempo de 3 horas, 1 minuto e 16 segundos. Inês Jordão, atleta do Monsanto Running Team, completou o pódio, com a marca de 3 horas, 5 minutos e 31 segundos.

Américo Caldeira e Carla Freitas vencem Trail Curto (12km)

Américo Caldeira, atleta do CDC Porto Moniz, cruzou a meta, com o tempo de 44 minutos e 19 segundos. António Gonçalves, atleta do CCDT Horários do Funchal, foi o segundo mais veloz, com 48 minutos e 23 segundos. O terceiro lugar coube a Telmo Pão, atleta do Clube Desportivo Escola de Santana, com a marca de 48 minutos e 46 segundos.

Nas senhoras, a vitória coube a Carla Freitas, atleta do CDC Porto Moniz, que necessitou de 1 hora, 2 minutos e 46 segundos, para completar os 12km do percurso. Márcia Sumares, atleta da Associação Desportiva Amigos do Costume, obteve a segunda posição, com o registo de 1 hora e 4 minutos. Joana Freitas, atleta da AD Galomar, completou o pódio, com a marca de 1 hora, 5 minutos e 4 segundos.

A prova Trail Ultra (48km), integra o Circuito Nacional de Trail Ultra, série 100 da ATRP. A prova Trail Longo (26km), integra o Circuito de Trail, série 150 da ATRP. A prova Trail Curto (12km), integra o Circuito Jovem, série 150 da ATRP.

As provas Trail Ultra, Trail Longo e Trail Curto do Porto Moniz integram o Circuito Regional Trail Madeira 2019/20 da AARAM  – Associação de Atletismo da Região Autónoma da Madeira.

Todas as classificações em: https://apus.uma.pt/trail/#/event/91/summary

Foto: DR

X