Poiares Trail: 1200 atletas esperados, certificação ITRA, jornadas técnicas e reflorestação

Autor: Redação    Data: 23-01-2018
Publicado em: Eventos, Notícias

O Poiares Trail 2018 terá lugar nos dias 10 e 11 de fevereiro e contará com um Trail Longo de 35km, um Trail Curto de 17km e uma caminhada de 12km, sem esquecer o PTKids, que este ano decorrerá no dia 10 à noite. O programa inclui também umas jornadas técnicas sobre trail Running.

As provas têm início e chegada no centro de Vila Nova de Poiares, sendo que as duas maiores contam para o campeonato nacional e distrital de Trail Running, respectivamente.

Nesta edição, a grande novidade é a certificação ITRA das duas distâncias, pelo que permitem a obtenção de pontos para participação em provas internacionais.

O director técnico da prova, Marco Rodrigues, da Associação Recreativa de São Miguel, espera cerca de 1.200 participantes.  Segundo este responsável, este número não é excedido para não colocar em causa a qualidade do evento.

Os incêndios do último verão deixaram grandes marcas na paisagem da região, obrigando a algumas alterações no percurso. No entanto, a organização garante que os participantes vão encontrar trilhos fantásticos.

Com vista à reflorestação, cada participante pode subscrever o dorsal solidário por mais 60 cêntimos, que se destina a adquirir uma árvore para plantação. Adicionalmente, a organização vai adquirir uma árvore por cada participante. Estas árvores vão ser oferecidas à Junta de São Miguel de Poiares, que será responsável pela sua plantação naquela freguesia, uma das mais afectadas pelos incêndios de 15 de outubro.

As jornadas técnicas organizadas em parceria com o Município local vão decorrer no dia 10 de fevereiro no Centro Cultural de Poiares, com início pelas 16 horas.  Estas jornadas estão acreditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Neste contexto, vão atribuir 1,4 unidades de crédito para treinadores.

As inscrições estão abertas até 31 de janeiro, podendo ser feitas em: www.lap2go.com

Foto: DR