Poiares Trail: provas esgotadas, certificação ITRA, jornadas técnicas e acção solidária

Autor: Redação    Data: 30-01-2019
Publicado em: Eventos

O Poiares Trail regressa nos dias 9 e 10 de fevereiro. A edição deste ano contará com uma prova de Trail Longo de 32km, outra de Trail Curto de 17km, um Trail Jovem de 15km, uma Caminhada de 12km, o PT Kids e uma Corrida de Obstáculos para Petizes. O programa inclui também umas jornadas técnicas sobre Trail Running.

O Poiares Trail  é reconhecido pela exigência do seu percurso com single tracks muito desafiantes, exigência física no limite e com alternância de percursos. Os cursos de água são uma constante, assim como a natureza no seu estado virgem. As provas têm início e chegada no centro de Vila Nova de Poiares, sendo que as duas maiores contam para o campeonato nacional e distrital de Trail Running, respectivamente.

Trail Jovem

A fim de permitir a participação do escalão de Juvenis (16/17 anos), existirá uma prova competitiva na distância de 15 kms. Esta prova con tabilizará para o Circuito Juvenil de Trail Running de Coimbra..

Certificação ITRA

Nesta edição, o Trail Curto e o Trail Longo estão certificados pela ITRA, atribuindo 1 e 2 pontos, respectivamente, para participação em provas internacionais.

Jornadas técnicas

As jornadas técnicas organizadas em parceria com o Município local vão decorrer no dia 9 de fevereiro no Centro Cultural de Poiares.

Painel 1 – “Caraterização do Atleta Português de Trail”
com Joana Rosado, Doutoranda em Fisioterapia na Faculdade de Desporto do Porto

Abordagem das características associadas aos atletas de Trail no que diz respeito à antropometria, composição corporal e força muscular bem como aspectos fisiológicos derivados de testes das vias metabólicas.

Painel 2 – “A Osteopatia no Trail”
com Carlos Guerreiro Coelho, Osteopata da Selecção Nacional de Trail e trail runner

A prevenção das lesões desportivas no trail e o seu tratamento estarão no foco da intervenção.

Painel 3 – “Das vertentes clássicas do Atletismo ao Trail – confronto de gerações”.
com Vítor Cordeiro, Juliana Oliveira e Romeu Gouveia

Alguns dos atletas de topo do trail nacional, com percursos e gerações diferenciadas na modalidade, propõem-se partilhar as suas experiências e a sua perspectiva sobre a evolução da modalidade ao longo dos anos.

Acção Solidária a favor da Rádio Mundial FM

Depois dos acontecimentos do passado 13 de outubro, efeitos da tempestade Leslie, em que esta estação de rádio sofreu danos avultados na sua antena de transmissão e que a deixou perto do seu fim, a organização considerou que seria o momento ideal para retribuir o apoio que sempre lhes facultaram de forma gratuita, em todas as actividades que desenvolvem. Nesse sentido, irão oferecer 1 euro por cada participante no evento.

O Poiares Trail é organizado pela secção de Atletismo da ARSM – Associação Recreativa de S. Miguel, em parceria com o Município de Vila Nova de Poiares e as Juntas de Freguesia de Arrifana, S. André (Vila Nova de Poiares) e S. Miguel de Poiares.

As inscrições para as provas estão completamente esgotadas.

Foto: DR