Porto da Cruz volta a ser palco do Trail-Running nacional

Autor: Redação    Data: 18-07-2017
Publicado em: Eventos

O IV Trail Porto da Cruz Natura realiza-se no dia 23 de Julho, na freguesia do Porto da Cruz, concelho de Machico. De acordo com a informação revelada hoje na apresentação oficial,  o evento vai contar com cerca de 650 atletas repartidos pelas 3 provas.

Os percursos mantêm-se inalterados da III para esta IV edição, sendo apenas corrigida a distância do percurso da prova principal.

O Trail Porto da Cruz Natura percorre os limites geográficos da freguesia de Porto da Cruz, norte da Madeira, numa extensão de 48km com 3.000D+. Esta prova conta com 150 inscritos, dos quais se destacam Ricardo Silva (vencedor da edição anterior), André Rodrigues, Carlos Sá e os madeirenses Francisco Freitas e Ricardo Gouveia. No sector feminino, a competição também se adivinha forte, com as presenças de Fernanda Verde, Lucinda Sousa e Sara de Brito. Esta prova pontua para o Campeonato Nacional de Ultra Trail (Series 150) e atribui 2 pontos para o UTMB®.

O Trail Longo Porto da Cruz Natura é o desafio intermédio do evento, com um percurso de 22km de extensão e 1.230D+. Esta prova conta com 250 atletas inscritos, destacando-se  Leonardo Diogo e Luís Fernandes, que representaram recentemente o nosso país nos campeonatos europeus de Sky-Running. Mas há outros atletas inscritos a ter em conta, nomeadamente Flávio Remesso e Emanuel Freitas. Esta prova integra também aos Campeonatos Nacionais da ATRP, neste caso na categoria Trail.  Ainda que não atribua pontos para UTMB®, a prova atribui pontos para o ranking internacional ITRA.

O Trail Curto Porto da Cruz Natura é a prova mais acessível, tendo um percurso de 10km e apenas 330D+. 250 participantes vão disputar esta prova, sendo muito difícil destacar potenciais vencedores. Dado ser uma prova muito rápida, é normal  surgirem surpresas na classificação final.
A realização deste evento visa promover a freguesia do Porto da Cruz como um sítio privilegiado para a prática de trail- running, levando os participantes a percorrerem grande parte do percurso de treino disponível na localidade. Este percurso está disponível todo o ano, é mantido pela Junta de Freguesia e recebeu recentemente o estágio da Selecção Nacional de Trail-Running, na preparação para o respectivo Campeonato Mundial da modalidade.

A beleza natural desta freguesia do norte da ilha, onde predomina o tom verde da densa vegetação (maioritariamente floresta Laurissilva) que contrasta com o azul da enorme frente-mar, será um enorme atractivo para quem se aventure nesta prova do Circuito de Trail Running Madeira.

A organização é constituída por voluntários e amigos da terra e conta com o apoio da Junta de Freguesia do Porto da Cruz, sendo esta a entidade oficial responsável pela prova.

Fotos: DR