Porto Santo Nature Trail adiado definitivamente para 29 e 30 de Maio

Autor: Redação    Data: 21-03-2021
Publicado na categoria: Eventos

A crise sanitária global obrigou a novo reagendamento do  Porto Santo Nature Trail. A Associação de Atletismo da Região Autónoma da Madeira decidiu agora marcar definitivamente o Porto Santo Nature Trail para 29 e 30 de Maio de 2021.

Um site de informação turística dedicado à “ilha dourada” afirma que “O Porto Santo é uma extensa praia de areia com um pouco de ilha a acompanhar”. Participe no Porto Santo Nature Trail® e será obrigado a discordar desta redutora apreciação.

A Ilha de Porto Santo situa-se em pleno Oceano Atlântico, no Arquipélago da Madeira, a cerca de 50km de distância da Ilha da Madeira. Embora possa ter sido visitado por Romanos e Fenícios,  a descoberta oficial do arquipélago teve lugar em 1148, primeiro com Porto Santo pelos navegadores João Gonçalves Zarco e Tristão Vaz Teixeira, e no ano seguinte, a Ilha da Madeira com João Gonçalves Zarco e Bartolomeu Perestrelo.

Diz-se que Cristóvão Colombo terá habitado na ilha, casando em 1479 ou 1480 com Filipa de Moniz, filha de Bartolomeu Perestrelo, primeiro capitão donatário do Porto Santo. A casa onde terá habitado encontra-se restaurada e visitável.

Fruto das suas praias de areia fina, a que se atribuem propriedades terapêutico-medicinais e que contrastam com as praias de “calhau” da Ilha da Madeira, o Porto Santo tornou-se o local de veraneio preferido dos madeirenses.

A “Ilha Dourada” prepara-se para receber a nona edição do Porto Santo Nature Trail, que acontece nos dia 29 e 30 de Maio e integra o circuito Trail Madeira 2020/2021. Esta edição terá um formato renovado com três provas que cobrem a ilha de lés-a-lés:

• Porto Santo Nature Trail® (PSNT) – 45,70 km e 2.060 metros de desnível positivo (formato circular);

• Trail do Porto Santo (TPS) – 22,70 km e 1.200 metros de desnível positivo (formato linear);

• Mini Trail do Porto Santo (MTPS) – 8 km e 300 metros de desnível positivo (formato linear).

A prova principal é campeonato regional de Trail Ultra.

Haverá uma prova-extra, para os mais jovens: Kids Trail do Porto Santo (KTPS) – entre 1 km e 3 km (formato circular).

As provas são exigentes e contrariaram a noção que muitos têm relativamente ao perfil (supostamente) plano da ilha. A organização faz questão de demonstrar que o Porto Santo tem potencial para o trail-running e inclui os picos mais emblemáticos nos percursos.

Os percursos permitem usufruir de paisagens surpreendentes que incluem os vestígios das antigas fazendas, os espinhosos tabaibos, as escarpas, os miradouros virados para o oceano azul e muito mais.

A Vila Baleira será o palco da meta de todas as provas.  E a praia? A praia será palco da partida da prova dos 45 quilómetros.

Foto: João M.Faria

X