A AARAM em parceria com a Câmara Municipal do Porto Santo organizaram, no fim de semana de 21 e 22 de Maio, a décima edição do Porto Santo Nature Trail, sendo a nona prova do circuito regional de trail e campeonato regional de trail longo. O evento levou quase um milhar de pessoas à “ilha dourada”.
Este evento, com as provas Trail Ultra (45,7km / 2.060m D+), Trail Longo (22,7km / 1.200m D+), Trail Curto (8km / 300m D+) e o Kids Trail, foi composto por cerca de seis centenas de inscritos e teve como propósito potenciar a beleza paisagística da ilha, demonstrando que além da praia, o Porto Santo também tem percursos por onde vale a pena passar, como é o caso do miradouro das Flores, Pico Ana Ferreira, Pico do Castelo, Pico Branco, entre outros.
Bruno Sousa e Maria João Abreu vencem prova principal
Bruno Sousa, “um dos melhores atletas de Trail de Portugal”, como foi descrito pelo presidente da AARAM, Policarpo Gouveia, foi o vencedor do Porto Santo Nature Trail na sua principal prova, o Trail Ultra, com 45 km. O atleta da Furfor Running Project cruzou a meta após 4h27m08s de prova. O segundo classificado, Énio Castro (CDCPM) chegaria passada uma hora e cinco minutos. Miguel Magalhães (CEE-M) completaria o pódio, com o registo de 5h39m48s.
Nos femininos, cruzaram a meta em conjunto as atletas do CDCPM, Maria João Abreu, Cátia Fiqueli e Sónia Quelhas. O cronómetro marcava 6h38m52s quando Maria João finalizou a prova.
Américo Caldeira e Cristina Arreiol mais velozes e campeões regionais de Trail Longo
Na prova intermédia, que era campeonato regional de trail longo, a vitória sorriu a Américo Caldeira. O atleta do CDCPM completou o percurso de 22,7km em 2h07m16s. Fábio Santos (CEE-M) e Miguel Ferreira (CDES) completaram o pódio, com os tempos de 2h09m48s e 2h12m38s, respectivamente.
Na disputa feminina, Cristina Arreiol foi a grande vencedora. A atleta da Furfor Running Project registou a marca de 2h29m26s, garantindo uma vantagem de 11m17s sobre Sara Rodrigues (GDE). Olívia Sousa (CDCPM) fechou o pódio, com a marca de 2h43m42s.
Emanuel Freitas e Bárbara Correia mais velozes na prova curta
Emanuel Freitas (APCTT) venceu a prova curta, cruzando a meta após 36m30s de prova. Bárbara Correia (CAFH) completou o percurso de 8km em 51m24s.
Impacto económico e promoção da ilha
Mais de 1000 pessoas, ligadas à prova, estiveram no Porto Santo, durante o fim de semana do evento. Os hotéis da ilha ficaram quase lotados e o comércio registou um grande acréscimo de movimento. Para a próxima edição, a Associação de Atletismo na Madeira, organizadora do evento, em parceria com o município do Porto Santo, pretende promover a prova junto dos países que fazem ligação aérea directa com o Porto Santo.
Todas as classificações em: atletismodamadeira.pt/resultados-2/trail-madeira-resultados/
Fotos: Fábio Brito (CMPS)