Portugal 281 Ultramarathon: João Oliveira cumpre tradição na Beira Baixa

Autor: Redação    Data: 31-07-2018
Publicado em: Eventos

A IV edição da Portugal 281 Ultramarathon (PT.281+) decorreu de 26 a 29 de julho de 2018.  Com início em Penamacor, passagem por Idanha-a- Nova, Vila Velha de Rodão, Proença-a- Nova, Oleiros, e término em Castelo Branco foram 281 quilómetros repletos de história, cultura, costumes, tradições e gentes da região.

Foi mais uma edição histórica com a assinatura do ultramaratonista português João Oliveira. Cumprindo a tradição, João sagrou-se tricampeão e recordista da PT.281+. Também Maria Eugénia Challiol (Argentina) se destacou como a grande vencedora desta edição.

O segundo lugar masculino, à semelhança do ano passado, coube a Vítor Rodrigues (Português). No sector feminino, a segunda classificada foi Cleide Marquês (Brasileira).

O terceiro guerreiro a chegar ao topo do castelo foi Arsénio Santos (Português) que também superou adversidades durante 281 km.
Seguindo o exemplo, a Equipa Quadra Mista (Bruno Bondoso, Ivo Roque, Ana Peixinho, Sónia Cerro) concluíram também esta aventura de superação.

Portugal é apreciado pelo que a grande maioria vê, mas é especialmente bonito pelo que poucos vêem. Somos exímios a fazer muito com pouco.
A Portugal 281 Ultramarathon é uma viagem por beleza interior que muitos conservam e poucos valorizam. Não me sairão nunca da memória as surpreendentes Belmonte, Sortelha, Monsanto, Penha Garcia, Idanha a Nova ou a belíssima Sobreira Formosa e a fabulosa Praia da Fróia das primeiras edições. Mas Foz do Cobrão, Sobral Fernando, Alvito da Beira e principalmente a hospitalidade e simpatia das gentes da Aldeia de Cunqueiros ficaram gravadas na alma bem fundo.– Rui Pinho, presidente da ATRP e participante da PT.281+

Foi mais uma aventura de superação que contou com atletas de 10 nacionalidades diferentes. Estes que têm agora mais uma missão como embaixadores da Beira Baixa.  Uma viagem de conhecimento do próprio eu e de um território que regressa para o ano de 25 a 29 de julho de 2019.

Fotos: PT.281+