Portugal acolhe Campeonato Europeu de Skyrunning

Autor: Redação    Data: 3-02-2021
Publicado na categoria: Eventos

O Campeonato da Europa de Skyrunning terá lugar em Portugal nos dias 19 e 20 de novembro de 2021 e contará com as modalidades SKY e SKYULTRA.

O local anfitrião é São Pedro do Sul, em Viseu, onde o percurso do Pisão Extreme vai proporcionar uma subida com inclinação de 20% em ambas as corridas, desafiando os verdadeiros skyrunners que gostam de desafios difíceis e íngremes.

Carlos Teixeira, Vice-Presidente da Federação Portuguesa, FCMP, comentou: “Temos o orgulho de anunciar a realização do primeiro Campeonato da Europa de Skyrunning em Portugal, destacando a nossa hospitalidade e o território de montanha do nosso país.”

As provas arrancam no dia 19 com o SKYULTRA no Pisão Extreme, com 65 km de extensão e 6.500m de desnível positivo. Em 2018, este esgotante desafio cativou a participação do norueguês Stian Angermund-Vikdo, atleta da Salomon e Campeão Mundial de Skyrunning de 2016. Em 2019, Stian regressou para estabelecer o recorde da prova em 9h54’40”. O recorde feminino é de 14h51’38 ”da portuguesa Jocelina Ferreira. Apenas 30% dos participantes conseguem cruzar a meta deste penoso percurso.

“O Pisão Extreme é divertido com muita subida e descida em cumes e rochas – no estilo que eu gosto!” disse Angermund-Vik. “Espero participar no Campeonato Europeu de Skyrunning este ano,” concluiu.

Dia 20 de novembro é a vez da modalidade SKY com o popular Pisão Skyrunning, com 35 km de extensão e 3.500m de desnível positivo. Os recordes foram estabelecidos por Fran Salgueiro (ESP) em 4h40’53 ” e Sabina Marques (POR) em 6h25’03″.

Em 2019, apenas no seu terceiro ano, as provas do Pisão esgotaram e atraíram 800 corredores de 18 países. Fiel à política de skyrunning, as corridas são limitadas para minimizar o impacto ambiental e garantir uma experiência segura e agradável para os atletas.

O organizador do evento, Sérgio Tavares, comentou: “Estamos muito honrados em receber o Campeonato Europeu de Skyrunning no Pisão Extreme e esperamos tornar este dia memorável para todos os participantes. Vão encontrar percursos desafiantes ricos em belezas naturais, onde será necessária uma grande dose de adrenalina para chegar à linha da meta. Treine muito, corra mais forte! ”

O Campeonato Europeu de Skyrunning será aberto apenas às seleções oficiais e terá uma partida separada do evento aberto ao público. Doze medalhas nas três disciplinas serão concedidas juntamente com os títulos de campeão europeu de Skyrunning.

O Campeonato Europeu de Skyrunning, que se realiza de 2 em 2 anos, teve a sua última edição em 2019.  A passada edição foi realizada em Itália, com três disciplinas em dois locais diferentes com o Maga Ultra SkyMarathon, o Vertical Terme di Bognanco e o La Veia SkyRace®, onde 480 atletas de 24 países participaram e 19 seleções oficiais estiveram representadas.

A candidatura para o Campeonato Europeu de Skyrunning foi apresentada e apoiada pelo Membro ISF para Portugal, Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal (FCMP), que espera receber atletas de toda a Europa para um gostinho da skyrunning portuguesa de alto nível.

Foto: Spot Criativo

X