Portugueses foram “reis” em Sanabria

Autor: Redação    Data: 13-10-2019
Publicado em: Eventos, Notícias

A terceira edição do Ultra Sanabria Caja Rural decorreu entre os dias 9 e 13 de Outubro. Os atletas lusos impuseram uma impressionante supremacia nas várias provas do evento realizado no Parque Natural do Lago de Sanabria.

O Ultra Sanabria Caja Rural voltou a ser o evento espanhol com a maior participação portuguesa, com 130 dos quase 600 participantes, que desafiaram as diferentes modalidades do evento patrocinado pela Diputación de Zamora.

O evento zamorano arrancou na quarta-feira, 9 de outubro, às 20:30, na Plaza Mayor de Puebla de Sanabria, com a novíssima Sanabria Glaciar Race, prova que pretende unir todos os municípios da região de Sanabria, incluindo o da vizinha Carballeda.

Sanabria Glaciar Race (24km 11.000m D+): O basco Imanol Aleson e a portuguesa Mariana Machado Ballester foram proclamados primeiros vencedores da corrida épica

Catorze atletas ousaram desafiar a “edição zero” de uma modalidade pioneira na Península Ibérica, com 254 quilómetros e 11.000 metros de desnível positivo, na qual os atletas correram em regime de semi auto-suficiência e apoiados por GPS. Cada atleta definiu a sua própria estratégia, tendo 90 horas como tempo limite.

O basco Imanol Aleson foi o primeiro a cortar a meta desta prova épica, tendo completado o percurso em 47 horas e 33 minutos.

Mariana, atleta apoiada pela Compressport Portugal, Trail-Running.pt, Tailwind Nutrition e OC Santos, concluiu os 254 quilómetros em 78 horas e 34 minutos, garantindo assim o primeiro lugar da classificação geral feminina e sétimo da geral. A segunda mulher presente na partida, a espanhola Thais Guzman, abandonou a competição aos 34,2 quilómetros.

Ultra (110km 6.000m D+): André Rodrigues e Aroa Sío foram os grande vencedores

André Rodrigues, atleta da Prozis, foi o grande vencedor da prova Ultra, tendo terminado a primeira etapa com Pablo Villa (vencedor em 2018) e a segunda com Mario Olmedo. Na derradeira etapa, já sem Pablo Villa, que desistiu ao segundo dia, André Rodrigues venceu incontestavelmente. Aroa Sío, vencedora também em 2018, não teve concorrência no sector feminino.
Gran Trail (62km 3.009m D+): Romeu Gouveia e Lucinda Sousa ocupam os lugares mais altos do pódio

Romeu Gouveia, atleta da Salomon Suunto Portugal, ficou em segundo lugar nas duas primeiras etapas, atrás do espanhol Pedro Sánchez e à frente do português Luís Semedo. Na última etapa e também a maior, com 32km e 1650 m D+, o atleta destacou-se e cortou a meta em 1.º lugar, fazendo o percurso em 3h:03m. “Uma nova experiência, onde é preciso saber gerir etapa a etapa. Tentei manter-me na frente nas duas primeiras etapas, deixando uma energia extra para a última etapa, a mais dura e mais decisiva, saio muito satisfeito de Sanabria”, refere Romeu.

Lucinda Sousa venceu destacadamente a prova feminina. A atleta da Prozis e embaixadora do evento venceu a segunda e a terceira etapas, tendo conquistado o segundo lugar na etapa inicial (crono escalada nocturna).

Maratón (42km 2.500m D+): Rubén Veloso e Inês João vencem

Ruben Veloso, atleta da Academia Desportiva de Arcos de Valdevez, venceu as últimas duas etapas, obtendo a vitória na prova. Inês João, a representar a Saca Trilhos Anadia, vitoriosa nas três etapas da prova, garantiu o primeiro lugar do pódio.

Todas as classificações em: www.empa-t.com/resultados/sanabria/2019/

Fotos: Matias Novo e Dela Fotografia