A 3.ª edição do Povoação Trail realizou-se no dia 12 de março, levando sete centenas de participantes ao ‘concelho mais lindo dos Açores’. Com um conjunto magnífico de paisagens, trilhos desafiantes e um clima de festa, o evento voltou a surpreender todos os presentes.
Duas edições esgotadas, uma lista de participantes com parte da “fina flor” do trail nacional e ainda com os atletas espanhóis Agustín Luján e Gemma Arenas, aumentou a nossa curiosidade relativamente ao Povoação Trail.
As expectativas eram elevadas e foram plenamente correspondidas. O ‘concelho mais lindo dos Açores’ fez jus à sua reputação e brindou-nos com floresta, trilhos, caminhos, escadas, igrejas, um fantástico miradouro e muito mais. O sol abrilhantou o dia do evento, mas a chuva dos dias anteriores tornou os percursos ainda mais desafiantes. Subidas exigentes, descidas técnicas e lama fizeram as “delícias” dos participantes.
Esta terceira edição, esgotada como as anteriores, contou com as provas Ultra (48 quilómetros, com 3.300 metros D+) e Longo (25 quilómetros, com 1.600 metros D+), bem como uma caminhada (12 quilómetros cerca de 600 metros D+). A partida e chegada das duas provas competitivas teve lugar no centro da vila.
Agustín Lujan Maldonado e Gemma Arenas vencem Ultra
Agustín Lujan foi o grande vencedor da duríssima prova Ultra. O atleta espanhol da SportHG AMLSport completou os 50 quilómetros em 5 horas, 42 minutos e 48segundos. Luís Duarte (ADN Mértola) cruzaria a meta passado 1 minuto e 39 segundos. Enio Castro, atleta madeirense do CDR Porto Moniz, completou o pódio, averbando a marca de 6 horas, 3 minutos e 28 segundos.
Na disputa feminina, Gemma Arenas, atleta da SportHG AMLSport, juntou a vitória à do seu marido, Agustín. Gemma conquistou também o 4.º lugar da classificação geral absoluta, tendo completado o exigente percurso em 6 horas, 3 minutos e 47 segundos. Inês Marques foi segunda com o tempo de 6 horas e 21 minutos. Célia Neto, a representar 0 Olímpico Vianense, fechou o pódio com o registo de 6 horas e 51 minutos.
Nas suas redes sociais, Gemma Arenas escreveu que “hoje gostei muito do Trail da Povoação, uma prova que não conhecia nos Açores (Portugal, bonita e muito dura, a lama durante quase 50km e os seus 3.300 metros de desnível positivo tornaram tudo muito divertido, mas devo ter caído 7 ou 8 vezes. Passamos por lugares lindos e uma organização espetacular. Obrigado pelo tratamento próximo que tivemos nestes dias. Além disso, com alegria dupla dado que quando cheguei no quarto lugar da geral, descobri que o meu marido, Agustín Lujan Maldonado, também tinha vencido, uma vitória dupla para a família Luján Arenas”.
Tiago Vieira e Inês João mais rápidos no Longo
Na prova de 25 quilómetros, Tiago Vieira, atleta da Furfor Running Project, arrecadou o primeiro lugar com o tempo de 2 horas, 28 minutos e 3 segundos. Bruno Nunes dos Marienses Runners e Eugénio Medeiros do CD de Vila Franca completaram o pódio masculino.
Nas senhoras, Inês João venceu com uma vantagem de 14 minutos. A atleta do Saca Trilhos Anadia cruzou a meta após 2 horas, 55 minutos e 22 segundos de prova. Margarida Pestana, a vestir as cores do CD Espite, subiu ao segundo lugar do pódio. Mónica Campos Cardoso, da equipa da casa – HL Runners Club, completou o pódio
Todas as classificações em: https://www.meutempo.pt/prova/classificacoes?povoacao2023
“O concelho mais lindo dos Açores”
O concelho da Povoação situa-se no extremo sudeste da ilha de S. Miguel. Faz fronteira a norte com os concelhos do Nordeste e da Ribeira Grande, a Oeste com o concelho de Vila Franca do Campo e a sul com o Oceano Atlântico. Em termos de ocupação humana, foi na Povoação que teve lugar a fixação dos primeiros portugueses que aportaram à ilha de S. Miguel, facto que está na origem do seu nome.
Por todo o Concelho se usufrui de um conjunto magnífico de paisagens, parques, miradouros, praias (inclusive uma de água tépida). A Lagoa das Furnas é, por seu turno, outro recanto ao qual não ficará indiferente pela beleza e magia que o envolve.
Fotos: Matias Novo (no comando!)