Quinta edição da Triangle Adventure reuniu 239 atletas de 15 países

Autor: Redação    Data: 8-10-2019
Publicado em: Eventos, Notícias

Decorreu durante o passado fim de semana a quinta edição da Azores Trail Run – Triangle Adventure, prova de trail running por etapas que se desenrola nas três ilhas do Triângulo açoriano (Faial, Pico e São Jorge). 

Em ano de participações recorde, com 239 atletas de 15 países a participar na globalidade das provas, o principal desafio que se colocou à organização foi conseguir montar o evento no rescaldo do furacão Lorenzo. As más condições meteorológicas obrigaram a alterações em algumas etapas, nomeadamente na prova do Pico, na sexta-feira, onde a subida à Montanha foi cancelada, e na prova do Faial, no domingo, onde foi necessário montar um percurso alternativo.

“Fizemos um grande esforço para não cancelar a prova, precisamente porque sabemos o impacto que ela tem na economia destas três ilhas, por um lado, e, por outro, porque queríamos transformar esta adversidade numa oportunidade de mostrar a estas pessoas – a grande maioria delas vindas de Portugal Continental, da Madeira e do estrangeiro – esta característica de resiliência do povo açoriano”, considerou Mário Leal, director do Azores Trail Run.

A Triangle Adventure arrancou no dia 4 de outubro, com o trail “From Vineyards to the Mountain”, na ilha do Pico. A segunda etapa decorreu em São Jorge com o “Fajãs Trail”, no dia 5, e a terceira e última etapa, “Volcanoes Marathon”, aconteceu no Faial, no dia 6 de outubro. No total, as 3 etapas somam cerca de 100 km, encurtados este ano em aproximadamente 6 km, devido às alterações ao percurso.

Sagraram-se vencedores da Triangle Adventure 2019 o madeirense Bruno Dantas e a famalicense Mariana Machado.

Todas as classificações em: www.stopandgo.com.pt/timing/?id=384

A Triangle Adventure conta com o alto patrocínio do Governo Regional dos Açores e com os apoios da Associação de Municípios do Triângulo e da Atlânticoline, SA.

Foto: David Sousa