Riaño Trail Run 2019 arranca amanhã com portugueses entre os favoritos

Autor: Redação    Data: 20-06-2019
Publicado em: Eventos

A única prova por etapas da Spain Ultra Cup arranca manhã, com uma etapa de 30 quilómetros e 2.450 metros de desnível positivo, que pode mudar dependendo de como o tempo evolui à noite. O evento reúne 300 corredores, dos quais 30% são estrangeiros e oriundos de 17 nacionalidades, incluindo Argentina, Uruguai, China, França, Polónia, Portugal, Itália e Reino Unido.

A Riaño Trail Run tem uma distância total de 91 km, um desnível positivo total de 7.000 metros e um desnível negativo total de 6.850 metros. O percurso percorre trilhos e caminhos do Parque Natural de Fuentes Carrionas, Fuente Cobre – Montaña Palentina, Parque Nacional de Picos da Europa e Parque Regional das Montanhas Riaño e Mampodre.

Em Riaño ficam localizadas a meta, o centro logístico e o acampamento base (Riaño Camp), onde todos os participantes regressam no final de cada etapa.

Amanhã, sexta-feira a partir das 9 horas, arranca a primeira das três etapas. O percurso de 30 quilómetros e 2.450 metros de desnível positivo começa na cidade de Valverde de la Sierra (Palencia), ascende ao Pico Espigüete e continua até os picos do Parque Natural de Fuentes Carrionas e Fuente Cobre. Os últimos quilómetros são corridos em direção a Boca de Huérgano, onde a meta será instalada.

No entanto, em virtude da chuva, este percurso poderá sofrer alterações e não subir ao seu ponto mais alto, Pico Espigüete, cortando cerca de 4 quilómetros e 500 metros de desnível positivo.

Os favoritos

Tanto na categoria individual, quanto por equipas, há muitos atletas que se afiguram favoritos na primeira etapa. Entre os internacionais, Martin Gaffuri, que já sabe o que é correr em Riaño, o atleta da selecção da Argentina, Gabriel Santos Rueda, os corredores uruguaios  Lali Moratorio e Gonzalo Smaldone ou os portugueses Jérôme Rodrigues, Ricardo Silva e Ester Alves, podem vencer a etapa.

Victor Bernad, Daniel Colom, Salvador Olivas, David Lopez Tabares, Yeray Durán, Victor Pimentel, Alex Urbina, Javi Pons, Silvia Trigueros, Eva Llinas, Esther Hernandez, Ana Cristina Constantin e Leticia Bullido encontram-se na “lista” de favoritos.

Spain Ultra Cup e UTMB

A Riaño Trail Run integra a Spain Ultra Cup, sendo uma prova pontuável para o circuito de referência do trail running espanhol. Apenas os atletas que completem as 3 etapas dentro do tempo estabelecido pontuarão. Além disso, a Riaño Trail Run é uma prova qualificativa para o UTMB, atribuindo 3 pontos.

Riaño Open

O evento conta com uma prova aberta que percorre as montanhas de Riaño e Mampodre. A Riaño Open tem partida às 9 horas de domingo, na povoação de Lario. A prova tem una distância de 48 km, um desnível positivo de 3.006 metros e 3.012 metros de desnível negativo.

A Riaño Open pontua para a Spain Ultra Cup (M) e UTMB (3 pontos).

Siga a prova na web www.rianotrail.run e redes sociais @rianotrailrun # RiañoTrailRun # RTR2019 #sayYEStoADVENTURE

Fotos: RTR