Riaño Trail Run: Portugueses à conquista dos Picos da Europa

Autor: Redação    Data: 10-05-2018
Publicado em: Eventos

A Riaño Trail Run é uma corrida de montanha por etapas, com um percurso que combina lugares de grande beleza natural e vida selvagem nas províncias de León e Palencia.

Miguel Heras, director técnico do evento e atleta da Salomon, idealizou um percurso onde os participantes percorrem trilhos e caminhos do Parque Natural de Fuentes Carrionas, Fuente Cobre – Montaña Palentina, Parque Nacional de Picos da Europa e Parque Regional das Montanhas Riaño e Mampodre.

A edição de estreia foi caracterizada por uma meteorologia muito diversa, com um sol radiante na primeira etapa, uma chuva sem tréguas na segunda e frio na terceira e última etapa. Esta experiência foi comprovada por atletas oriundos de mais de 15 países e das equipas mais representativas do panorama internacional, entre os quais, podemos destacar Tom Evans, Cristofer Clemente, Roberto Heras, Melanie Rousset, Mercedes Pila, Martin Gaffuri, Cody Lind, Angels Llobera, Christiaan e Landie Greyling.

A 2ª edição

A prova realiza-se entre os dias 15 a 17 de Junho e apresenta as seguintes etapas:

  • 1ª etapa com uma distância de 29,9 km, partida às 9 horas, na sexta-feira, 15 de Junho, na cidade de Valverde de Sierra e meta na cidade de Boca de Huérgano;
  • 2ª etapa com um percurso de 38 km, início às 8 horas, no sábado, 16 de Junho, na cidade de Cain de Valdeón e meta na Ermita del Pontón;
  • 3ª etapa com uma corrida de 22,7 km, partida às 10 horas, no domingo, 17 de Junho, na cidade de Salamon e meta na cidade de Riaño.

A Riaño Trail Run tem uma distância total de 91 km, um desnível positivo total de 7.000 metros e um desnível negativo total de 6.850 metros.

Em Riaño ficarão localizadas a meta, o centro logístico e o acampamento base (Riaño Camp), onde todos os participantes regressam no final de cada etapa.

A solo ou em equipa

A prova pode ser realizada individualmente ou em equipas de dois atletas. Existem 300 dorsais disponíveis (100 individuais e 100 para equipas).

Spain Ultra Cup e UTMB

A Riaño Trail Run integra a Spain Ultra Cup, sendo uma prova pontuável para o circuito de referência do trail running espanhol. Apenas os atletas que completem as 3 etapas dentro do tempo estabelecido pontuarão. Além disso, a Riaño Trail Run é uma prova qualificativa para o UTMB, atribuindo 4 pontos.

Riaño Open

O evento conta com uma prova aberta que percorre as montanhas de Riaño e Mampodre. A Riaño Open tem partida às 8 horas de sábado, na povoação de Lario. A prova tem una distância de 48 km, um desnível positivo de 3.006 metros e 3.012 metros de desnível negativo.

A Riaño Open pontua para a Spain Ultra Cup (M) e UTMB (3 pontos).

Portugueses

A nossa Ester Alves, atleta veterana da Salomon Suunto Portugal, já confirmou presença no evento. Ester esteve presente na edição zero da prova e a organização escolheu-a para embaixadora da Riaño Trail Run no nosso país.

Luís Duarte e Jérôme Rodrigues, atletas da EDV-Viana Trail, também vão disputar a prova. Luís Duarte já tinha referenciado esta prova e convidou Jérôme para com ele formar equipa.

Vemo-nos em Riãno!

Fotos: Aitor Toribio