Rotary Club de Barcelos garantiu 7.250 vacinas com corrida solidária a favor da erradicação da poliomielite

Autor: Redação    Data: 8-04-2019
Publicado em: Eventos, Notícias

Domingo, dia 7 de abril, realizou-se a Corrida e Caminhada Solidária “End Polio Now”, organizada pelo Rotary Club de Barcelos. O evento juntou cerca de 200 participantes, num dia de chuva, mas repleto de boa disposição.

A corrida/City Trail teve um percurso de 12 km e a caminhada cerca de 6 km, ambas com partida da Praça Pontevedra, às 10 horas, e chegada no mesmo local. Os participantes puderam usufruir de locais, nomeadamente nas margens do Cávado em Barcelos e Barcelinhos, que mesmo alguns barcelenses desconheciam. A Corrida teve um abastecimento intermédio no Parque da Cidade e a Caminhada contou com um verdadeiro “lanche” na Junta de Freguesia de Barcelinhos.

O evento, que contou com as presenças do Governador do Distrito Rotário 1970, Joaquim Branco, e do vereador do Desporto da Câmara Municipal de Barcelos, Francisco Rocha, visou a angariação de fundos para a erradicação da poliomielite mundial. Esta constitui uma das iniciativas mais longas e importantes da trajectória do movimento rotário. Rotary e os seus parceiros já ajudaram a imunizar mais de 2,5 biliões de crianças contra a paralisia infantil em 122 países, representando uma redução de 99,9% no número de casos mundiais. Os 1.285 euros angariados com a corrida serão entregue à Rotary Foundation e a Fundação Bill e Melinda Gates triplicará o valor, que será aplicado em 7.250 vacinas.

Os mais velozes na Corrida/City Trail foram, no sector masculino, Adriano Sá (Águias de Álvelos), Francisco Fernandes (Águias de Álvelos) e Salvador Oliveira (BTM). Mara Costa (GClub), Graça Costa (Amigos da Montanha) e Raquel Costa (Braga Runners) constituíram o pódio feminino.

Ester Alves, atleta da equipa da Salomon Suunto Portugal e Ricardo Silva, da equipa EDV-Viana Trail, apadrinharam o evento.

O evento contou com a colaboração do Município de Barcelos, Junta de Freguesia de Barcelinhos, ACIB, Amar 21, Prozis, Oakley, Oculista Santos e várias empresas e entidades do concelho.

Fotografias: Fernando Ramos