Tondela foi o palco da mais recente edição do Campeonato Nacional de Trail Sprint, disputado a 5 de abril no âmbito do Caramulo Magic Trail. Rui Teixeira e Ana Oliveira foram os grandes vencedores da prova de 24 km, que contou com um desnível positivo de 1364 metros.
Rui Teixeira domina nos masculinos
O atleta da AR Casaense / Escola de Atletismo de Coimbra, já consagrado em corta-mato e montanha, sagrou-se campeão nacional de Trail Sprint, terminando a prova em 1h52m30s. Teixeira, do escalão M40, distanciou-se 3m57s de Bruno Silva (Furfor Running Project), segundo classificado, e 5m22s de Eugénio Medeiros (CD Vila Franca), terceiro colocado e atleta sub-23.
Ana Oliveira vence no feminino
Entre as mulheres, o título foi conquistado por Ana Oliveira (Furfor Running Project), que cortou a meta em 2h25m01s, garantindo uma vantagem de 2m41 sobre Inês Gomes, também da Furfor Running Project. A veterana Patrícia Serafim (CD Espite) chegou 3m06s depois da vencedora e fechou o pódio.
Furfor Running Project domina coletivamente
Com 421 atletas a completarem a prova, a equipa Furfor Running Project destacou-se ao vencer coletivamente tanto no masculino (32 pontos), superando o EDV – Viana Trail e a AR Casaense / EA Coimbra, como no feminino (11 pontos), deixando para trás o Saca Trilhos Anadia e o Clube Desportivo de Espite.
Campeonato Nacional de Trail Jovem
Além do Trail Sprint, o evento também incluiu o Campeonato Nacional de Trail Jovem, com 13 km, onde Afonso Simões (Montes Saloios) e Victória Bento (Abutres) venceram nos sub-20, enquanto Afonso Nóbrega (ACD Jardim da Serra) e Márcia Moreira (AD Mont Blue Team) conquistaram títulos nos sub-18.
O evento acolheu também a primeira jornada da Taça de Portugal de Montanha, competição que promete manter o espírito competitivo nas próximas três jornadas.
Fotos: Luís Rocha