Selecção Nacional de Juniores ruma ao Campeonato do Mundo de Sky-Running

Autor: Redação    Data: 25-07-2017
Publicado em: Eventos

A Selecção Nacional Júnior de Skyrunning rumou hoje a Andorra, onde vai participar nos Youth Skyrunning World Championships (YSWC), organizados pela Skyrace Comapedrosa, que decorrem de 27 a 30 de julho, em Arinsal.

Os onze atletas, oriundos de seis clubes filiados na FCMP – Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, vão aproveitar estes três dias para se adaptarem ao clima e ao terreno, dado que o campeonato só começa na sexta-feira com o Km vertical.

Os atletas em competição dividem-se em 3 escalões – A (16-17 anos) B- 18-20 anos)  e U23 (21-23 anos).

Os membros desta selecção foram apurados com base nos resultados obtidos no Km Vertical e na Santana SkyRace, provas inseridas no programa no Ultra Skymarathon Madeira, no início de junho.

A Trail-Running.pt falou com dois atletas e ficou a conhecer as suas expectativas para com esta competição.

Romeu Gouveia

As minhas expectativas passam por conseguir um lugar no Top-Ten (mas se não conseguir, tudo bem na mesma!). Na Salomon Running Academy adquiri experiência na montanha, especialmente com o Greg Vollet e o Rémi Bonnet, que me vai ser útil agora.

Depois de um 11.º lugar no ano passado em Itália, o benjamim da equipa Salomon Suunto Portugal terá que se defrontar com as famosas adversidades das montanhas de Andorra e com adversários de peso, como o japonês Ruy Ueda vencedor da Sky Race no ano passado e Nicolas Molina, que ganhou a corrida de juniores este ano em Zegama-Aizkorri.

Romeu tem tido um ano brilhante, soma 3 primeiros lugares e um 2.º no campeonato nacional (série 150) e teve a oportunidade de participar na Salomon Running Academy na Áustria, onde passou uma semana com alguns dos melhores atletas do mundo e pode desenvolver as suas capacidades e partilhar experiências.

Juliana Oliveira

Não estou a pensar em pódios, nem em medalhas, vou focada em dar o meu melhor e os resultados que obtiver neste campeonato irão ser fruto do meu trabalho!

Juliana Oliveira é a única representante feminina e esta é a sua segunda presença no campeonato do mundo. Com a humildade que a caracteriza, a jovem atleta confessa que não quer criar expectativas e quando falamos de resultados, Juliana cita o treinador : “Vocês ainda são tão novos, têm tempo de serem campeões”. Mas acrescenta, “Não quero dizer com isto que não irei dar luta, eu prometo que irei dar o meu melhor! Apenas não prometo medalhas!”.

Elementos da Selecção Nacional

- João Patrício (Comissão de Melhoramentos de Mouronho/Escaravelhos Team-Trail Running/Salomon Sunnto)
- Romeu Gouveia (Comissão de Melhoramentos de Mouronho/Escaravelhos Team-Trail Running/Salomon Sunnto)
- Cristiano Oliveira (Sport Clube Beira-Mar)
- Pedro Teles (Q10 do Clube Desportivo Escola Santana)
- Francisco Luís (Ludens Clube Machico)
- Tiago Abreu (Ludens Clube Machico)
- Gonçalo Luís (Ludens Clube Machico)
- Cláudio Fernandes (Associação Abútrica/Abutres Trail Running School)
- Diogo Gomes (Associação Abútrica/Abutres Trail Running School)
- Simão Loureiro (Associação Abútrica/Abutres Trail Running School)
- Juliana Oliveira (Associação Abútrica/Abutres Trail Running School)

Fotos: Romeu Gouveia (Philipp Reiter/Salomon); Juliana Oliveira (Ultra Skymarathon Madeira)