A Selecção Nacional Júnior de Skyrunning rumou hoje a Andorra, onde vai participar nos Youth Skyrunning World Championships (YSWC), organizados pela Skyrace Comapedrosa, que decorrem de 27 a 30 de julho, em Arinsal.
Os onze atletas, oriundos de seis clubes filiados na FCMP – Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, vão aproveitar estes três dias para se adaptarem ao clima e ao terreno, dado que o campeonato só começa na sexta-feira com o Km vertical.
Os atletas em competição dividem-se em 3 escalões – A (16-17 anos) B- 18-20 anos) e U23 (21-23 anos).
Os membros desta selecção foram apurados com base nos resultados obtidos no Km Vertical e na Santana SkyRace, provas inseridas no programa no Ultra Skymarathon Madeira, no início de junho.
A Trail-Running.pt falou com dois atletas e ficou a conhecer as suas expectativas para com esta competição.
Romeu Gouveia
As minhas expectativas passam por conseguir um lugar no Top-Ten (mas se não conseguir, tudo bem na mesma!). Na Salomon Running Academy adquiri experiência na montanha, especialmente com o Greg Vollet e o Rémi Bonnet, que me vai ser útil agora.
Depois de um 11.º lugar no ano passado em Itália, o benjamim da equipa Salomon Suunto Portugal terá que se defrontar com as famosas adversidades das montanhas de Andorra e com adversários de peso, como o japonês Ruy Ueda vencedor da Sky Race no ano passado e Nicolas Molina, que ganhou a corrida de juniores este ano em Zegama-Aizkorri.
Romeu tem tido um ano brilhante, soma 3 primeiros lugares e um 2.º no campeonato nacional (série 150) e teve a oportunidade de participar na Salomon Running Academy na Áustria, onde passou uma semana com alguns dos melhores atletas do mundo e pode desenvolver as suas capacidades e partilhar experiências.
Juliana Oliveira
Não estou a pensar em pódios, nem em medalhas, vou focada em dar o meu melhor e os resultados que obtiver neste campeonato irão ser fruto do meu trabalho!
Juliana Oliveira é a única representante feminina e esta é a sua segunda presença no campeonato do mundo. Com a humildade que a caracteriza, a jovem atleta confessa que não quer criar expectativas e quando falamos de resultados, Juliana cita o treinador : “Vocês ainda são tão novos, têm tempo de serem campeões”. Mas acrescenta, “Não quero dizer com isto que não irei dar luta, eu prometo que irei dar o meu melhor! Apenas não prometo medalhas!”.
Elementos da Selecção Nacional - João Patrício (Comissão de Melhoramentos de Mouronho/Escaravelhos Team-Trail Running/Salomon Sunnto) - Romeu Gouveia (Comissão de Melhoramentos de Mouronho/Escaravelhos Team-Trail Running/Salomon Sunnto) - Cristiano Oliveira (Sport Clube Beira-Mar) - Pedro Teles (Q10 do Clube Desportivo Escola Santana) - Francisco Luís (Ludens Clube Machico) - Tiago Abreu (Ludens Clube Machico) - Gonçalo Luís (Ludens Clube Machico) - Cláudio Fernandes (Associação Abútrica/Abutres Trail Running School) - Diogo Gomes (Associação Abútrica/Abutres Trail Running School) - Simão Loureiro (Associação Abútrica/Abutres Trail Running School) - Juliana Oliveira (Associação Abútrica/Abutres Trail Running School)