Sheila Avilés encantada com a ilha da Madeira

Autor: Rita Vicente    Data: 24-02-2021
Publicado na categoria: Entrevista, Notícias

Graças ao seu relevo, clima e floresta, a Madeira é um autêntico paraíso para a prática do trail running. A ilha presenteia-nos com algumas das mais belas paisagens do mundo, onde oceano e montanha convivem quase permanentemente. Sheila Avilés Castaño descobriu a “pérola do Atlântico” recentemente e partilhou a sua experiência connosco.

As levadas, que são muito procuradas pelos turistas que visitam a Madeira, são ótimos trilhos para correr na maravilhosa floresta Laurissilva da ilha. Contudo, como são geralmente planas, é necessário abandonar os trilhos mais usuais para descobrir descidas técnicas, subidas contínuas, escadas, pisos de diferentes tipos e todo um vasto leque de excelentes terrenos e percursos. Os pontos mais elevados, os míticos Pico Ruivo, com 1862m, e o Pico do Areeiro, com 1818m, onde podemos correr acima das nuvens, são de passagem obrigatória.

Todos os atletas visitantes da Madeira confirmam que esta é, de facto, um “paraíso” para o trail running. Sheila Avilés Castaño, de 27 anos, atleta da equipa Adidas Terrex e com um grande palmarés desportivo, como a vitória nas edições de 2017 e 2019 das Skyrunner World Series, a conquista do campeonato de Espanha no ano de 2018 em corridas de montanha RFEA e a medalha de bronze no Mundial de trail running 2019, disputado em Miranda do Corvo, também deixou a sua apreciação relativamente à ilha da Madeira.

A Madeira encantou-me, foi uma visita fabulosa. Consegui conhecer todas as suas levadas, paisagens, cultura e gastronomia. A verdade é que fiquei apaixonada pela Madeira e quero voltar. As pessoas foram geniais e super simpáticas. Saio daqui muito feliz pela experiência.

Sheila referiu, também, que “foi um prazer correr com o Luís Fernandes, foi um ótimo “sherpa” pois conhece a ilha muito bem”. Sheila expressou ainda a vontade de regressar à ilha “gostava muito de vir correr à Madeira, é um dos meus objetivos”. A Ultra SkyMarathon Madeira afigura-se como forte hipótese de estreia em competição da atleta espanhola na Madeira.Para os amantes do trail running e sky running, ficam algumas sugestões de eventos que irão decorrer na Região Autónoma da Madeira e dos quais poderão usufruir:

Porto Santo Nature Trail (1 maio)
Ultra SkyMarathon Madeira (28-30 maio)
Trail Porto da Cruz Natura (7 julho)
Ultra Madeira (2 outubro)
Ecotrail Funchal – Madeira (23 de outubro)
MIUT – Madeira Island Ultra Trail (20 novembro)
MaXi-Race Madeira (4-5 dezembro)

Fotos: DR

X