Spartan Race Mountain Series – A campeã da Europa é portuguesa e pratica trail running

Autor: Redação    Data: 16-09-2018
Publicado em: Notícias, Perfil

No passado fim de semana, Filipa Castela sagrou-se campeã da Europa da Spartan Race Mountain Series, um circuito que abrange 3 provas nas mais emblemáticas montanhas europeias: Andorra, Dolomiti (Itália) e Tirol (Áustria).

Filipa alcançou um feito inédito e que ficará para sempre registado na história da melhor corrida de obstáculos do mundo; já que esta foi a primeira edição Spartan Race Mountain Series, e Filipa Castela conquistou assim o primeiro título de rainha da montanha.

Após uma 3ª posição na Spartan Race Beast Andorra e um primeiro lugar na Spartan Race Beast Dolomiti, ambas em Junho; Filipa chegou à ultima prova do circuito com uma pontuação acumulada suficientemente confortável para terminar a última prova sem grande pressão. “Sabia que para ser campeã do circuito bastava terminar a prova de Tirol sem cometer erros fatais, e assim foi. No entanto dei o meu máximo, não sei competir de outra forma.”, conta-nos a atleta portuguesa, que para além de Spartan Race também compete no Circuito Nacional de Ultra Trail e no Campeonato de Natação Master.
A época desportiva está longe de terminar, e os desafios que se avizinham são ainda mais ambiciosos: a participação no Campeonato do Mundo de Spartan Race Elite, no final de Setembro (Lake Tahoe), e a participação no Campeonato do Mundo de Spartan Race Trifecta Elite, no início de Novembro (Sparta) serão sem dúvida o culminar de um 2018 de sonho para esta atleta.

Filipa Castela tem como base desportiva a Natação, mas cedo entrou no mundo da corrida. Em 2015 registou a sua primeira participação numa Spartan Race (Spartan Race Super Barcelona), prova que venceu na categoria  Elite. Ao longo destes 3 últimos anos arrecadou vários títulos nesta modalidade, com destaque para o 2º lugar por equipas no Campeonato da Europa (2018, Morzine), ao qual se junta agora o título de campeã da europa de montanha.

O trail running

Apaixonei-me pelo trail. Esta modalidade tem-me permitido desenvolver outras capacidades, conhecer-me melhor a mim própria, descobrir locais e pessoas fantásticas. Cada prova é uma festa!

Apesar de ter iniciado a prática de trail há relativamente pouco tempo, em três anos Filipa Castela arrecadou 15 presenças nos pódios da classificação geral feminina e outros 19 em classificação por escalão de idades.

Atualmente em 7º lugar da geral feminina e 3º lugar do seu escalão no Circuito Nacional de Ultra Trail, a atleta ainda conseguirá encaixar na sua agenda desportiva a participação nos 50k do Trail do Zêzere, o Campeonato Nacional de Ultra Trail a disputar a 10 de Novembro.

“Tenho muita pena de não poder estar presente em mais provas, mas a prioridade de momento é a Spartan Race”, concluiu a atleta.

Fotos: Sportograf e ClickFaial (Pedro Silva)