STUT: Hélio Fumo vence ultra trail de 50 quilómetros

Autor: Redação    Data: 18-02-2020
Publicado em: Eventos, Notícias

A sexta edição do Santo Thyrso Ultra Trilhos (STUT) reuniu cerca de 1.400 atletas nas diferentes provas. Hélio Fumo, atleta da Compressport/Runners do Demo, venceu destacadamente a prova principal.

Santo Tirso foi palco, no passado Domingo, da sexta edição do STUT. A prova rainha de 50 km de distância e aproximadamente 2400 metros de desnível positivo integrava o Campeonato Nacional de Ultra Trail promovido pela ATRP – Associação de Trail Running de Portugal. Hélio Fumo, atleta da equipa Runners do Demo e da Compressport, completou o percurso em apenas 4h18m24s, terminando de forma destacada com uma vantagem de mais de 19 minutos para o segundo classificado, Bruno Coelho (Furfor Running Project), e mais de 33 minutos para o terceiro, Bruno Ribeiro (Águias de Alvelos).

“O STUT enquadrava-se no meu calendário competitivo como uma prova importante para a equipa e que me servia de preparação para o próximo desafio: os 128 quilómetros da Transgrancanaria. Consegui vencer e ajudar os Runners do Demo, que alcançaram um lugar no top-5 do campeonato nacional de ultra trail”, afirma Hélio Fumo. “A nível pessoal, mais do que a vitória saio da prova com boas sensações, o que me deixa confiante para os desafios que tenho previsto para 2020”, acrescenta.
No sector feminino, a vitória coube a Ana Sousa, da Team Lantemil, com o registo de 5h56m27s. Os segundo e terceiro lugares do pódio foram alcançados, respectivamente, por Tânia Bateira (6h34m39s), da Porto Cargo Runners, e Cristiana Ferreira (6h39m51s).

“Super” Mário Elson e Andreia Almeida vencem Trail Longo

Na prova de 30 km de distância e com um desnível de cerca de 1.540 metros positivos, Mário Elson foi o mais veloz, tendo cruzado a meta após 2h40m36s de prova. Seguiram-se Carlos Ferreira (2h45m07s), da Sim Summit, e Francisco Gesteira (2h48m18s), do Boavista Trail.

Na classificação feminina, Andreia Almeida, a representar a Furfor Running Project, garantiu o primeiro lugar, com o registo de 3h36m37s. Bárbara Fernandes, da equipa Montanha Clube Trail Running/Efapel, obteve a segunda posição, com o tempo de 3h39m48s. Sílvia Pereira, da equipa Adosa-Os Santa Apolónia, completou o pódio, com o tempo de 3h44m54s.

Marisa Vieira e João Ferreira mais rápidos no Trail Curto

João Ferreira (Airó Run) foi o mais veloz no trail curto, de 18 km de distância e com um desnível de 850 metros positivos. No sector feminino, a vitória sorriu a Marisa Vieira.

As classificações completas podem ser consultadas aqui.

Fotos: Eduardo Campos

X