Tiago Teixeira e Alice Lopes sagraram-se campeões nacionais de Skymarathon

Autor: Redação    Data: 7-10-2019
Publicado em: Eventos, Notícias

Tiago Teixeira e Alice Lopes sagraram-se campeões nacionais de Skymarathon ao vencer a Freita Skymarathon, num percurso de 42 kms e 2800 metros de desnível positivo que atravessou a serra da Freita e que teve tanto de técnico e duro como de bonito.

Tiago Teixeira da EDV-VianaTrail  dominou a prova masculina, acabando por se surpreender com o resultado e o título. “A prova correu cinco estrelas! Nunca pensei em ser campeão nacional, apenas fiz esta prova para ajudar a minha equipa e o meu amigo Vitor Correia com quem treino e compito regularmente. Mas sabe lindamente chegar ao fim e saber que sou campeão nacional”, confessou o algo eufórico e muito cansado Tiago Teixeira.

A Freita Skymarathon é uma corrida com duas metades bem distintas nas suas características mas Tiago Teixeira explica que ia bem preparado para o desafio: “É a primeira vez que faço esta prova mas sabia por amigos que os primeiros 20 kms eram mais ‘rolantes’ e que a partir daí era uma ‘parte pernas’. Controlei o andamento até aos 20 kms e depois, por que estava a sentir-me ataquei e ganhei. Foi muito bom , nem sei que dizer.”

Se a vitória de Tiago Teixeira foi algo surpreendente pois não era, à partida, um dos candidatos mais fortes, já o triunfo de Alice Lopes, na prova feminina, apenas confirmou o excelente momento de forma da atleta de Vale de Cambra.

“Prova é durinha, tal como eu gosto, e correu muito bem”, começou por dizer Alice Lopes, que bateu o recorde absoluto da prova, com 6h20, tendo terminado em 7º da geral absoluta, ultrapassada apenas por seis homens. “Ser campeã nacional era um objetivo pessoal para esta prova, algo que sempre disse que gostaria muito de alcançar e fazê-lo em casa, com os meus amigos a ver, foi muito bom”, concluiu a atleta da Fit4Fun/ADC Felgueira.

Fonte: FCMP
Foto: M Moreira Azevedo (adap.)