Tofol Castanyer e Margarida Madeira vencem Columbus Trail

Autor: Redação    Data: 5-02-2020
Publicado em: Eventos

A ilha de Santa Maria recebeu sábado, dia 1 de fevereiro, pelo quinto ano consecutivo, o Columbus Trail by Azores Trail Run.  Cerca de 200 atletas, de 11 nacionalidades, disputaram as três provas que compunham o evento.

Na principal prova do evento – Columbus Grand Trail – a vitória sorriu a Tofol Castanyer (Salomon Espanha) e a Margarida Madeira (Monsanto Running Team). Já na Columbus Marathon, os vencedores foram Roberto Leonardo (Bombeiros Voluntários de Santa Maria) e Odete Braga, (Clube Desportivo Operário de Lagoa). Na Columbus Half Marathon sagraram-se vencedores José Batista (Clube Independente de Atletismo Ilha Azul) e Joana Belchior (Marienses Runners).

No final, a organização fez um balanço muito positivo desta quinta edição, com o coordenador do Azores Trail RunR a destacar, uma vez mais, o forte envolvimento da comunidade mariense: “nunca é demais realçar a enorme dedicação dos marienses a este evento, que projecta fortemente a ilha e a região no panorama nacional e internacional enquanto destino de natureza todo o anos”, referiu Mário Leal.

Cinco anos volvidos da sua estreia, o Columbus Trail continua a cumprir integralmente os objectivos a que se propôs: “com este evento conseguimos trazer centenas de pessoas a Santa Maria em plena época baixa, e mostrar-lhes aquilo que esta ilha e os Açores têm de mais autêntico: as suas paisagens, a sua natureza intacta, as suas gentes e a sua cultura. A promoção que estas pessoas fazem da ilha, com as fotos que divulgam nas suas redes sociais, com as histórias que partilham com os amigos quando regressam, é a melhor publicidade que podemos pedir para os Açores”, entende Mário Leal.

A sexta edição do Columbus Trail by Azores Trail RunR acontecerá a 6 de fevereiro de 2021 e a organização promete novos desafios: o Columbus Round Trip, uma prova de 155k para os mais destemidos e amantes do ultra running, e o Columbus Beginners, com 10k, para atrair novos entusiastas a este desporto.
A Trail-Running.pt que, em 2016, testemunhou a edição inaugural deste evento, regressou agora a Santa Maria. A representação da plataforma esteve a cargo da Alexandra Simão, colaboradora apaixonada pelos Açores, que participou na Columbus Marathon 42K.

O Columbus Trail by Azores Trail RunR contou com o alto patrocínio do Governo Regional dos Açores e com o apoio da Câmara Municipal de Vila do Porto, e foi o primeiro evento com a chancela Azores Trail RunR do ano 2020. Segue-se a Whalers’ Great Route Ultra-trail by Azores Trail RunR, que acontece a 8, 9 e 10 de maio, na ilha do Faial, e cuja prova de 118km faz parte do Ultra-trail World Tour.

Todas as classificações em: https://resultados.stopandgo.pro/468?id_evento=472

Fotos: Pedro Silva/ATR

X