TORX® arranca amanhã

Autor: Redação    Data: 9-09-2021
Publicado na categoria: Eventos, Notícias

Courmayeur prepara-se para a décima segunda edição do TORX®, de 10 a 19 de setembro. A festa começa na sexta-feira com a TOR450 – Tor des Glaciers e no domingo com a TOR330 – Tor des Géants®.

Depois da espera e das incertezas dos últimos dois anos, o TORX® está finalmente de volta. A experiência épica do TORX® começa novamente na sexta-feira, 10 de setembro, em Courmayeur, com a TOR450 – Tor des Glaciers, a maior distância planeada e introduzida em 2019 para celebrar a décima edição do evento.

Luca Papi, vencedor da primeira edição desta prova única, tentará reafirmar a sua liderança na distância, depois de um longo mês em que acumulou quase 2.000 km nas pernas, tendo participado na Gran Canaria (1.300 km), na TDS (145 km) e na Swiss Peaks(360 km). Com o italiano naturalizado francês, volta à Tor des Glaciers o belga Victor Richard, que em 2019 havia obtido o segundo lugar. Os dois vão disputar os lugares mais altos do pódio com o suíço Jules Henry Gabioud, já vencedor da TOR330 – Tor des Geants® e recém-dominador na PTL.

De Portugal alinhará apenas Diogo Simão.

No sector feminino, a disputar a vitória, estará a italiana Marina Plavan, segunda colocada em 2019, Ita Emanuela Marzotto e a canadiana Stephanie Case. Mas, numa prova tão longa, podem surgir surpresas.
No domingo, 12, será o regresso da prova mais esperada: a TOR330 – Tor des Geants® , que regista 823 inscritos de 49 países, o que demonstra o desejo imutável de correr uma aventura sem igual. Este ano, estão programadas duas saídas distintas, às 10h00 e às 12h00, para permitir o distanciamento social e o cumprimento das regras anti-contágio.

Franco Collè, já duas vezes vencedor da Tor des Géants, desistiu de outras importantes competições para se focar totalmente na sua prova mais querida. Joe Grant, o americano que retorna depois de algumas participações infelizes, pode ser o primeiro a causar-lhe dificuldades. O canadiano Galen Reynolds e o espanhol Pablo Criado Toca, conhecedores da “formúla” que permite chegar ao pódio, voltam a Courmayeur. Os suecos Petter Restorp, os americanos John Kelly e Kyle Curtin e o francês Jerome Lucas também estarão na disputa. Os italianos Gianluca Galeati e Andrea Macchi podem também surpreender, dado que são dois atletas já acostumados aos lugares mais altos da classificação; mas até Giuliano Cavallo poderá ter uma palavra a dizer na sua primeira participação nesta distância. Ele chamou-se fora de jogo, infelizmente, Oliviero Bosatelli, que se lesionou e disse que queria terminar o curso no modo não competitivo. O desafio no TOR330 – Tor des Geants® ainda está aberto.

A lista de inscritos regista 15 atletas portugueses, todos do sexo masculino, onde se inclui Armando Teixeira.

A italiana Lisa Borzani e Silvia Trigueros Garrote de Espanha, ambas vencedoras da TOR330 – Tor des Geants®, são as mais credenciadas para a vitória na categoria feminina. Silvia Trigueros competirá pelo terceiro título consecutivo na distância, mas outras oponentes não faltarão: da francesa Claire Bannwarth à italiana Maria Elisabetta Lastri e Melissa Paganelli. Entre as demais atletas do Vale de Aosta, também estão Sonia Locatelli e Giulia Zanovello.

Fotos: Stefano Jeantet

X