Trail Amigos da Montanha comemora 10 anos com prova de 100km

Autor: Redação    Data: 10-10-2019
Publicado em: Eventos, Notícias

Realiza-se, a 16 e 17 de novembro, a décima edição do “Trail Amigos da Montanha” (X Trail AM). Para assinalar esta memorável data, a organização incluiu uma distância adicional de 100km.

A grande novidade da décima edição da “Festa do Trail” é a  “Ledechem Trail Endurance 100 km”, que começa às 23h00 de sábado, dia 16 de novembro,

O X Trail AM é constituído por cinco provas competitivas – Trail Ultra Endurance Ledechem 100km, Trail Ultra Sidónios, Trail Longo Crédito Agrícola – Caixa do Noroeste Crédito Agrícola – Caixa do Noroeste, Trail Curto Martins & Filhos Martins & Filhos e o Mini-Trail Águas de Barcelos. O evento inclui também uma caminhada sem carácter competitivo.

Com a partida e chegada no Centro Histórico de Barcelos, os percursos atravessam os concelhos de Barcelos e Esposende e visitam os pontos mais altos. A beleza das paisagens e dos trilhos desta região, mas também a tecnicidade dos percursos, com atractivos singletracks, tem sido uma das apostas para a actividade, a par com os trajectos desenhados por uma equipa habituada a competir que assim propõe quatro diferentes tipos de percurso que desafiam os participantes a trilhos de aventura.

O Trail Amigos da Montanha, uma organização dos Amigos da Montanha com o apoio da Câmara Municipal de Barcelos, começou em 2010, ano em que registou 125 participantes. Ano após ano, o evento tem-se consolidado como uma das maiores referências do calendário nacional.

As inscrições podem ser realizadas em www.amigosdamontanha.com. Os participantes têm a oferta de uma camisola técnica da prova, assim como de prémio de finisher em todas as provas competitivas.
PROGRAMA

Dia 16 de Novembro (Sábado)

– O Trail Ultra Endurance Ledechem 100 km tem início às 23h00m, percorre caminhos e trilhos do concelho de Barcelos e Esposende, com distância aproximada de 101 km* e um desnível positivo de cerca de 4500 metros *,  sendo prova certificada pela ITRA e qualificativa para o UTMB com 4 pontos.

Dia 17 de Novembro (Domingo)

– O Trail Ultra Sidónios tem início às 06h00m, percorre caminhos e trilhos do concelho de Barcelos e Esposende, com distância aproximada de 69 km* e um desnível positivo de cerca de 3000 metros *,  sendo prova certificada pela ITRA e qualificativa para o UTMB com 3 pontos.

– O Trail Longo Crédito Agrícola – Caixa do Noroeste tem início às 08h30m, numa distância de cerca de 32* km, e um desnível positivo de cerca de 1300 metros*,  sendo prova certificada pela ITRA e qualificativa para o UTMB com 1 ponto.

– O Trail Curto Martins & Filhos tem início às 10h00m, numa distância de cerca de 22* km, e um desnível positivo de cerca de 750 metros*, sendo prova certificada pela ITRA e qualificativa para o UTMB com 1 ponto.

– O Mini Trail Águas de Barcelos tem início às 10h30m e terá uma distância aproximada de 15* km, e um desnível positivo de cerca de 500 metros*

– A Caminhada Camport terá início logo no final da partida do Mini Trail e terá uma distância aproximada de 10* kms

*Sujeito a alterações

Foto: AM/Sérgio Rodrigues