A aldeia de Sebolido, no concelho de Penafiel, prepara-se para acolher a VII Edição do Trail Boneca Douro no próximo dia 13 de outubro. O evento regressa com ainda mais energia, oferecendo, pela primeira vez, uma prova de distância ultra.
Sebolido, uma pequena aldeia aninhada nos socalcos da Serra da Boneca, é um tesouro escondido a apenas 30 km da cidade do Porto. Com 518 metros de altitude, a Serra da Boneca ergue-se imponente, oferecendo uma vista deslumbrante sobre a margem norte do Rio Douro. Esta freguesia do concelho de Penafiel, localizada a sul, é lar de cerca de 900 habitantes e possui uma forte ligação à prática do trail running.
Organizado pela Associação para o Desenvolvimento de Sebolido, este evento surgiu em 2015 com uma missão clara: promover a região, incentivar a prática desportiva e dinamizar a vida associativa local. À data, o calendário de provas a nível nacional ainda era bastante limitado.
Sebolido possui um Centro de Trail Running que permite conhecer a Serra da Boneca. O projeto da Junta de Freguesia de Sebolido e da organização deste evento foi inaugurado em 2021 e é composto por três percursos – o P1 Trilho de Sebolido, de 7,5km; o P2- Trilho da Serra da Boneca, de 14km; e o P3 – Trilho Boneca Douro, de 25km -, tendo todos como local de início o Museu Engenho de Sebolido, na Avenida da Igreja.
A grande novidade deste ano é a introdução de uma distância ultra. O evento conta com três provas competitivas e uma caminhada lúdica:
– Ultra Trail Boneca Douro – 46 km e 2.200 m D+ (Circuito Nacional Ultra – Série 100);
– Trail Longo Boneca Douro – 24 km e 1.250 m D+ (Circuito Nacional Trail Sprint – Série 100);
– Trail Curto Boneca Douro, 12 km e 600 m D+ (Circuito Nacional Jovem – Série 150);
– Caminhada 8 km e 250 m D+.
Percursos
Todos os percursos oferecem a oportunidade de correr por um belo trilho na margem norte do Rio Douro. Os atletas das distâncias mais longas, 46 km e 24 km, poderão contemplar a paisagem do ponto mais alto da Serra da Boneca, a 520 metros de altitude. A partir deste ponto, é possível desfrutar de uma vista deslumbrante para cerca de 10 km do Rio Douro, além de avistar a Serra da Freita, Serra do Marão e Serra de Montemuro.
Os aproximadamente 5 km percorridos em single-tracks no topo da Serra da Boneca são verdadeiramente de cortar a respiração. A prova ultra incluirá ainda trilhos pelo Vale do Rio Mau, Serra das Banjas e Aldeia Preservada de Cabroelo, com os seus moinhos, linhas de água e trilhos encantadores.
Atletas confirmados
O evento contará com a participação de atletas de renome na modalidade, destacando-se Pedro Santos (EDV VianaTrail); Célia Neto (OPraticante.pt); Cristiana Ferreira, Cristiano Cunha e Cláudia Flor (A.D.Nós Acreditamos), Miguel Lopes (Adventure Ultra Trail Runner) e
Mário Pinto (Tuga Mobile ADAP Trail)
Fotos: Juliana Costa