Trail do Texugo regressou com a presença da elite nacional

Autor: Redação    Data: 12-04-2022
Publicado na categoria: Eventos

Após 2 anos de ausência devido à pandemia, o Trail do Texugo regressou no dia 10 de Abril, na Serra D’Ossa, concelho de Redondo, contando com a participação de cerca de 1.000 atletas. 

Este ano, o evento alentejano regressou com o apoio da conceituada marca espanhola ARCh MAX, reunindo a elite nacional do trail. Uma verdadeira festa, onde assistimos a um elevado nível competitivo em todas as distâncias.

A nossa curiosidade relativamente ao evento alentejano era grande. A vontade de descobrir estes trilhos e a associação à ARCh MAX foram os “motores” para a nossa deslocação à Serra D’Ossa. Esperávamos algo menos duro, mas a organização tinha preparado um percurso exigente, técnico e repleto de obstáculos, subidas e descidas muito desafiantes, quilómetros e quilómetros de trilhos, com paisagens maravilhosas.  Um verdadeiro carrossel ou, para alguns, um bom “quebra-pernas”.

O muro das lamentações, o trilho do Monge, a subida do Fod@-se e o carrossel de trilhos nos últimos quilómetros da prova, vão ficar durante muito tempo na memória de todos (onde nos incluímos).O que vai também ficar na memória de todos os participantes, foi o ambiente vivido neste evento. Uma verdadeira festa do trail, com centenas de pessoas e participantes a celebraram e conviverem, durante horas na zona de meta, e a festa a prolongar-se durante todo o dia. Ninguém ia embora, ninguém arredava pé da zona de meta, todos conviviam e celebravam em conjunto as suas conquistas.

Ruben Caetano e Célia Neto mais velozes no Speed Trail

Ruben Caetano do CPAlcanena Trail, venceu o Speed Trail, 14 kms, tendo terminado na segunda posição, Paulo Martins do G.D.R. São Francisco da Serra e em terceiro lugar, João Paulino, Sport Arronches e Benfica. A vencedora feminina foi Célia Neto, do OPraticante.pt, no segundo lugar ficou Tânia Calisto da Casa do Benfica de Reguengos de Monsaraz e no terceiro lugar, Sónia Fidalgo, da Algarviana Team.Bruno Silva e Inês Marques reis do Trail Longo

No Trail Longo, 27 kms, o vencedor veio do Norte, Bruno Silva, da Furfor Running Project, atleta que vai estar no Campeonato do Mundo de Trail na Tailândia, a representar a Seleção Nacional. No segundo posto ficou o padrinho da prova, Tiago Romão da Salomon Caravela e no terceiro posto, Diogo Baena, Clube de Praças da Armada.

Inês Marques, atleta da Salomon Caravela, venceu no setor feminino a prova dos 27 kms, tendo terminado no segundo lugar, Ercília Machado e no terceiro posto, Ana Marinheiro, ADN Mértola.

Pedro Barros e Sofia Roquete impõem-se no Ultra Trail

No Ultra Trail, 44 kms, prova com a presença de cerca de 250 participantes, venceu o Pedro Barros, atleta da EDV Viana Trail, mais um atleta da Seleção Nacional de Trail, tendo ficado na segunda posição o seu colega de equipa, Nuno Paiva. No terceiro posto terminou o Marcolino Veríssimo da OCS – Arrábida Trail Team.

No feminino, destaque para o regresso às vitórias de Sofia Roquete, madrinha da prova, da OCS – Arrábida Trail Team, tendo terminado no segundo lugar, Fátima Buchas da Sharish Gin/Gd Piranhas do Alqueva e no terceiro posto, Sofia Vieira, Clube Desportivo de Espite.

Fotos: Freguesia de Redondo

X