Trail Porto da Cruz Natura ditou campeões regionais de trail

Autor: Redação    Data: 22-07-2019
Publicado em: Eventos

A Junta de Freguesia do Porto da Cruz realizou este domingo, dia 21 de Julho, a sexta edição do ‘Trail Porto da Cruz Natura’, evento que incluiu o Campeonato Regional de Trail. 

O Trail Porto da Cruz Natura apresentou três provas competitivas:  Trail Porto da Cruz Natura (50 km), Trail Longo do Porto da Cruz Natura (25 km) e Trail Curto do Porto da Cruz Natura (12 km). O evento pontuou para o Circuito Nacional de Trail Ultra da ATRP e para o Campeonato Regional da Associação de Atletismo da Madeira.

Esta edição registou 625 atletas inscritos, o que representa um decréscimo de quase 200 participantes face à edição de 2018. A organização atribuiu esta quebra essencialmente ao elevado preço das viagens aéreas, o que inviabilizou a participação de muitos atletas continentais.

Francisco Freitas e Marilisa Fernandes venceram os 50 km

Francisco Freitas (ACD Jardim da Serra) foi o mais veloz nos exigentes 50km, tendo cruzado a meta após 5 horas, 49 minutos e 11 segundos de prova.  O pódio ficaria completo por Bruno Dantas (ATLAFA) e Sílvio Cró (ADRAP), com os registos de 6 horas, 6 minutos e 32 segundos, respectivamente.

No sector feminino, Marilisa Fernandes, atleta do CCD Porto Moniz e  da ARCh MAX, completou os 50 km em 7 horas, 39 minutos e 49 segundos. Alice Sousa (Madeira Trail Team) cruzou a meta com o tempo de 7 horas, 52 minutos e 6 segundos. Regina Batista (Clube Desportivo Escola do Porto da Cruz) completou o pódio, com a marca de 7 horas, 55 minutos e 25 segundos.

Ricardo Gouveia e Olívia Sousa sagraram-se campeões regionais de Trail

A prova de 25 km, que também foi campeonato regional de Trail, ditou os novos detentores deste título. Na competição masculina, Ricardo Gouveia (ADRAP) foi o mais rápido, tendo cruzado a meta com a marca de 2 horas, 17 minutos e 22 segundos.  O colega de equipa, Diogo Abreu, conquistou a prata com o tempo de 2 horas, 30 minutos e 26 segundos. Bruno Silva (SocksBy/AfaCycles) veio do continente e fechou o pódio, após 2 horas, 30 minutos e 34 segundos de prova.

Olívia Sousa (ACD Jardim da Serra) arrecadou o título ao vencer com o tempo de 3 horas, 8 minutos e 35 segundos. Lúcia Franco (AD Galomar) e Telma Alves (ADRAP) completaram o pódio, com os tempos de 3 horas, 14 minutos e 16 segundos e 3 horas, 18 minutos e 59 segundos, respectivamente.

Américo Caldeira e Luísa Freitas venceram prova curta

Américo Caldeira (CCD Porto Moniz) venceu com o tempo de  efetuou os 12km do percurso em 53 minutos e 56 segundos. No sector feminino, Luísa Freitas (GD Estreito) foi a mais rápida, tendo completado o pecurso de 12 km em 1 hora e 29 segundos.

Todas as classificações em: https://apus.uma.pt/trail/#/event/85/summary

Fotos: Ana Amorim Fotografia