Trail Porto da Cruz Natura marca regresso das provas madeirenses

Autor: Redação    Data: 21-06-2020
Publicado em: Eventos, Notícias

A Junta de Freguesia do Porto da Cruz realiza domingo, dia 19 de Julho, a sétima edição do ‘Trail Porto da Cruz Natura’, evento que marcará o regresso das provas competitivas ao arquipélago.

O Trail Porto da Cruz Natura apresentará três provas competitivas:  Trail do Porto da Cruz Natura 50km (TUPCN com cerca de 50km 3600m D+), o Trail Longo do Porto da Cruz Natura (TLPCN com cerca de 25km 1400mD+) e o Trail Curto do Porto da Cruz Natura (TCPCN com cerca de 12km 350m D+). As provas do evento pontuam o Campeonato Regional da Associação de Atletismo da Madeira.

Inscrições limitadas e novas regras

O evento que já registou mais de oito centenas de atletas inscritos verá a participação limitada a cem atletas por cada distância. Existirão também regras adicionais nas partidas e outras, a divulgar brevemente.

As inscrições para o evento abrem amanhã (22 de Junho de 2020) às 19 horas.

Porto da Cruz com Centro de Trail 

O Porto da Cruz pela sua extensão e pelo facto de cerca da 2/3 do seu território ser coberto de floresta (maioritariamente laurisilva), é o local ideal para a prática de trail-running. A proximidade do mar à serra, e a facilidade de chegar-se dos 0m aos 1600m de altitude, fazem desta localidade um paraíso para a prática deste desporto. Muitas das suas veredas estendem-se desde o mar até aos 1600m de altitude, possibilitando treinos de grande extensão e com um desnível muito acentuado.

Porto da Cruz terá um Centro de Trail decorrente do já existente circuito do Porto da Cruz, cujo percurso será ampliado e estendido a todo o concelho, incluindo a sinalização e manutenção durante todo o ano, criando condições ímpares na Região e mesmo em termos do País para o treino do trail e da caminhada que poderão ser praticados de janeiro a dezembro.

Edição de 2019 ditou Campeões Regionais de Trail

A prova de 25 km, que também foi campeonato regional de Trail, ditou os novos detentores deste título. Na competição masculina, Ricardo Gouveia (ADRAP) foi o mais rápido, tendo cruzado a meta com a marca de 2 horas, 17 minutos e 22 segundos.  O colega de equipa, Diogo Abreu, conquistou a prata com o tempo de 2 horas, 30 minutos e 26 segundos. Bruno Silva (SocksBy/AfaCycles) veio do continente e fechou o pódio, após 2 horas, 30 minutos e 34 segundos de prova.

Olívia Sousa (ACD Jardim da Serra) arrecadou o título ao vencer com o tempo de 3 horas, 8 minutos e 35 segundos. Lúcia Franco (AD Galomar) e Telma Alves (ADRAP) completaram o pódio, com os tempos de 3 horas, 14 minutos e 16 segundos e 3 horas, 18 minutos e 59 segundos, respectivamente.Francisco Freitas e Marilisa Fernandes venceram os 50 km

Francisco Freitas (ACD Jardim da Serra) foi o mais veloz nos exigentes 50km, tendo cruzado a meta após 5 horas, 49 minutos e 11 segundos de prova.  O pódio ficaria completo por Bruno Dantas (ATLAFA) e Sílvio Cró (ADRAP), com os registos de 6 horas, 6 minutos e 32 segundos, respectivamente.

No sector feminino, Marilisa Fernandes, atleta do CCD Porto Moniz e  da ARCh MAX, completou os 50 km em 7 horas, 39 minutos e 49 segundos. Alice Sousa (Madeira Trail Team) cruzou a meta com o tempo de 7 horas, 52 minutos e 6 segundos. Regina Batista (Clube Desportivo Escola do Porto da Cruz) completou o pódio, com a marca de 7 horas, 55 minutos e 25 segundos.Américo Caldeira e Luísa Freitas venceram prova curta

Américo Caldeira (CCD Porto Moniz) venceu com o tempo de  efetuou os 12km do percurso em 53 minutos e 56 segundos. No sector feminino, Luísa Freitas (GD Estreito) foi a mais rápida, tendo completado o pecurso de 12 km em 1 hora e 29 segundos.

Fotos: Aurélio David (1;2;4); Ana Amorim (3)

 

X