TransPeneda-Gerês: Última chamada para as inscrições

Autor: Redação    Data: 3-04-2024
Publicado na categoria: Eventos

Com o prazo de inscrições a terminar, o TransPeneda-Gerês anuncia duas novidades emocionantes para este ano: a partida dos 100 quilómetros na Vila do Gerês e a partida dos 15 quilómetros na Aldeia de Gralhas, em Montalegre.

De 3 a 5 de maio de 2024, cerca de 700 atletas de 19 nacionalidades distintas terão a oportunidade de desfrutar das mais deslumbrantes paisagens que Portugal tem para oferecer, no único Parque Nacional de Portugal, a mais antiga das áreas protegidas, o Parque Nacional Peneda-Gerês, um dos parques nacionais mais belos do mundo.

Este evento tem como base a prova que foi campeonato do mundo em 2016 e segundo o seu organizador, Carlos Sá, tem “os trilhos muito técnicos e difíceis, com grande exigência”.

A prova principal, as 100 Milhas, tem início na sexta-feira, dia 3 de maio, às 11 horas, com partida do magnífico castelo de Melgaço. Os participantes terão o privilégio de atravessar o Parque Nacional da Peneda-Gerês, passando por locais únicos que só este parque nacional pode oferecer.

Os 100 quilómetros terão início também na sexta-feira, às 24 horas, com partida, pela primeira vez, na Vila do Gerês, passando pelo Santuário de São Bento da Porta Aberta, pela Barragem de Paradela e terminando no Castelo de Montalegre, onde se encontra instalada a meta de todas as provas.

A distância de 55 quilómetros começará no sábado, dia 4 de maio, às 10 horas, com partida na Aldeia de Cabril e passando pela mais alta aldeia de Portugal, Pitões das Júnias. Já os 31 quilómetros terão início às 15 horas, com partida em Outeiro.

No domingo, dia 5 de maio, para os adeptos de distâncias mais curtas, haverá os 15km, com partida da Aldeia de Gralhas e com passagem pela Serra do Larouco.

As inscrições estão abertas até dia 19 de abril.

A organização do evento é da Carlos Sá Nature Events em parceria com os cinco Municípios do Parque Nacional Peneda-Gerês. Conta ainda com o apoio das forças de proteção e socorro, associações e juntas de freguesias e baldios locais.

Fotos: DR

X