Ultra Sanabria Caja Rural 2021 arranca terça-feira com a prova Glaciar

Autor: Redação    Data: 11-10-2021
Publicado na categoria: Eventos

O Ultra Sanabria Caja Rural 2021 arranca esta terça-feira, 12 de outubro. O evento zamorano de trail running por etapas regressa com mais modalidades para desfrutar do Parque Natural do Lago Sanabria.

A Ultra Sanabria GLACIAR arranca esta terça-feira, 12 de outubro, como uma das provas mais exigentes da Península Ibérica. Serão seis etapas, 212 quilómetros e mais de 10.000 metros de desnível positivo, num percurso que percorre a Alta Sanabria e o Parque Natural do Lago Sanabria, na província de Zamora.

A prova marca o arranque do evento e estreia o seu novo formato, “o mais selvagem”, com setenta participantes de toda a geografia espanhola, França e Portugal.

Entre os bravos, que vão competir individualmente e em duplas, destaca-se o vencedor da prova inicial da GLACIAR, em 2019, o basco Imanol Aleson. Bruno Coelho e Tony Pires, também conhecedores da prova de Zamora, são outros atletas a ter em conta. A única finalista da edição inicial non-stop da prova, Mariana Ballester, também marca presença nesta versão agora por etapas.

Outros nomes de destaque no mundo do trail running e das ultra-distâncias serão Gerard Morales ou Víctor del Águila, além da brasileira Manu Vilaseca ou Maigua Ojeda; Pablo Criado e Santi Obaya.

A prova arranca nesta terça-feira, a partir das 8h30, em Castromil, na fronteira entre Espanha e Portugal, para enfrentar os 38 quilómetros, com mais de 4.000 metros de desnível acumulado, com áreas de grande beleza, como a Cascada de Valdecabritas ou a Ruta de los Castaños do município de Hermisende, município onde terminará a etapa.

O EVENTO

O evento zamorano decorrerá de 12 a 17 de outubro. Entre as novidades do evento, que conta com o patrocínio do Conselho Provincial de Zamora, está a recuperação do formato Glaciar, uma prova que vai alargar os dias de competição a seis etapas. Este circuito, que terá início no dia 12 e terminará com o resto do Ultra no domingo, 17 de outubro, levará o evento a três novos municípios da região de Sanabria: Porto de Sanabria, Lubián e Hermisende.

“É uma modalidade exigente, com um número limitado de dorsais e que fará com que a Alta Sanabria seja conhecida por todos os corredores que nos acompanham edição após edição”, afirma o diretor do evento, Antonio del Pozo.

Glaciar, com quase 200 quilómetros entre as seis etapas, revelará os seus novos percursos “nas próximas semanas”, e poderá ser realizada a solo ou em duplas. É justamente essa característica – a de correr acompanhado – outra das novidades da quinta edição. O Ultra Sanabria Caja Rural abrirá todas as suas modalidades em etapas para duplas, sejam homens, mulheres ou mistos.

Desta forma, o evento de Zamora terá mais uma vez a modalidade Ultra (ULSA) de 110 quilómetros e mais de 6.000 metros de desnível; a Gran Trail (GTSA), com 64 quilómetros de extensão; e a Maratón (MASA), com 42 quilómetros de extensão.

Todas as distâncias serão distribuídas em três dias, de sexta a domingo, às quais acrescem duas modalidades individuais: Gran Premio Caja Rural (sábado) e o Gran Premio Diputacón de Zamora (domingo).

VESTUÁRIO PORTUGUÊS

A 5.ª edição do evento apresenta uma nova parceria. A Fyke, marca portuguesa de vestuário desportivo, “vestirá” o evento zamorano.

A Fyke, que tal como o Ultra Sanabria é relativamente jovem e defende “lazer, turismo e desporto sustentável”, está empenhada em unir o seu percurso a “uma prova que materialize os nossos valores”, afirma Joaquim Anjos, CEO da marca sediada em Santo Tirso.

A Fyke vai vestir a prova mais portuguesa de Espanha, com uma quota de quase 35% de participantes portugueses em 2019, e que em 2020, apesar da pandemia, teve quase 15% apesar das restrições de mobilidade e da situação causada pela pandemia de covid-19.

O Ultra Sanabria optou pela empresa portuguesa “pelo carácter hispano-português” do evento e “pelos laços históricos entre Zamora e Portugal”, bem como pela política de produção da Fyke. A empresa de Santo Tirso pretende diferenciar-se das demais empresas do sector ao reduzir os 8% das emissões globais de carbono ligadas aos fabricantes de vestuário.

Todos os atletas do Ultra Sanabria Caja Rural 2021 encontrarão um artigo da Fyke no seu kit de atleta, assim como os voluntários e organizadores serão vestidos pela marca portuguesa.

Foto: Dela

X